06 FEV 2023
CULTURA
Workshop: Prefeitura de Valinhos abre 190 vagas para aulas de Jazz gratuitas nas férias
Inscrição deve ser feita no dia 14/2. Objetivo é proporcionar cultura e atividade de lazer, por meio da dança, aos moradores da cidade

Em uma ação inédita, a Prefeitura de Valinhos, com a coordenação da Secretaria de Cultura, vai oferecer um novo workshop de férias com base nas técnicas do jazz dance nos próximos dias 15, 16 e 17. Serão oferecidas 190 vagas exclusivamente aos moradores do município, para várias faixas etárias. A inscrição para participar da atividade gratuita deverá ser feita no dia 14, um dia antes do workshop começar, das 8h às 17h, na secretaria do Centro Cultural Vicente Musselli (Unidade I), localizada na Avenida Joaquim Alves Correa, nº 4033, no bairro Santo Antônio (veja abaixo documentos necessários para a inscrição e respectivas turmas).

A prefeita Capitã Lucimara faz um convite especial aos valinhenses, para que aproveitem a nova oportunidade. “A Secretaria de Cultura, que já mantém diversos cursos regulares durante o ano nas áreas de dança, música, arte e teatro, que são reconhecidos pela qualidade, agora traz mais esta oportunidade para os moradores participarem de uma atividade diversificada, no período de recesso às aulas do Centro Cultural, proporcionando momentos de socialização, alegria, exercícios, criatividade, musicalidade, aprendizado e muito mais”, afirma.

Segundo o secretário de Cultura, Ricardo do Vale, a proposta com o workshop de férias, é alcançar a demanda da população desde os 7 até 70 anos de idade ao menos; “Entre as turmas teremos em especial uma para idade a partir dos 40 anos. Com uma linguagem simples, os integrantes vivenciarão momentos de descontração com a dança. Ao final do curso, o aluno receberá Certificado de Participação, desde que conclua 75 % do conteúdo”, informa o secretário.

“O curso de férias será aplicado com base nas técnicas do jazz dance que tem por finalidade a interação social, a prática de exercícios coordenados e dirigidos e o estudo dos movimentos da modalidade. Com a grade horária adequada às faixas etárias, neste novo workshop será possível mais aproveitamento da linguagem, explorando movimentos mais adequados a cada grupo”, explica a diretora de Cultura, Maria Buffa.

A oficineira do Centro Cultural e professora de jazz, Adriana dos Santos Munhóz, informa que durante o workshop serão exploradas algumas linguagens que pertencem ao conteúdo da arte, elucidadas através de aquecimentos coreografados, além de sequências de barra e diagonais. “Para praticar os aprendizados de aula, estes serão explorados, em formato de coreografia, visando o diferencial técnico e a assimilação sociocognitiva de cada grupo”, adianta.

O QUE USAR NA AULA

Para participar do curso, a organização pede para que os alunos utilizem roupas confortáveis, de preferência próprias para dança ou ginástica; sapatilha de meia-ponta ou apenas meia. Também deve-se levar uma garrafinha de água, estar com os cabelos presos e evitar acessórios que possam comprometer os movimentos.

ESCOLHA SUA TURMA DE ACORDO COM IDADE E HORÁRIO

Infantil (manhã): entre 07 e 10 anos; das 8h ÀS 9h (20 vagas)
Infantil (tarde): entre 07 e 10 anos; das 13h30 ÀS 14h30 (20 vagas )
Infantojuvenil (manhã): entre 11 e 14 anos; das 9h30 às 10h30 (30 vagas)
Jovens e adultos (manhã): entre 15 e 39 anos; das 11h às 12h (30 vagas)
Infantojuvenil (tarde): entre 11 e 14 anos; das 14h40 às 15h40 (30 vagas)
Jovens e adultos (tarde): entre 15 e 39 anos; das 15h50 às 17H50 (30 vagas)
Jazz 40+: a partir de 40 anos de idade; das 18h00 às 19h00 (30 vagas)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

- Cópia do CPF e RG
- Cópia do comprovante de endereço no município de Valinhos

Local de inscrição e do workshop: Centro Cultural Vicente Musselli (Unidade I) Av. Joaquim Alves Correa, Nº 4.033 – bairro Santo Antônio, em Valinhos.
Telefone: (19) 3871-3646