09 FEV 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Pioneira na região, Valinhos inicia projeto piloto “Câmera Amiga” que integra monitoramento de locais privados ao sistema de segurança pública

Iniciativa inédita começou pelo Condomínio Residencial Vale do Itamaracá e será ampliada para outras regiões da cidade, envolvendo shoppings, supermercados e bolsões

Em continuidade aos investimentos em tecnologia e combate à criminalidade, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e da Guarda Civil Municipal (GCM), iniciou nesta semana o projeto piloto “Câmera Amiga”, que integra o monitoramento de locais privados ao sistema de segurança pública. O Condomínio Residencial Vale do Itamaracá foi o primeiro a fazer a integração e as imagens já estão sendo captadas no Centro de Operações Inteligente (COI).

“É um projeto é pioneiro na região e tem como principal objetivo aumentar a segurança dentro do nosso município. Consideramos que esses locais têm grande fluxo de veículos e muitos deles já possuem um sistema de monitoramento com padrão de tecnologia e qualidade das imagens que possibilitam essa integração com os sistemas utilizados pela Guarda Civil Municipal dentro do COI”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Para participar, o órgão privado deve fazer um termo de cooperação junto a Prefeitura e possuir câmeras passíveis de integração com as ferramentas de tecnologia utilizadas pela Secretaria de Segurança Pública e GCM no COI.

“É mais um grande avanço na segurança de Valinhos. Ainda é um projeto piloto, mas estamos otimistas para que, em breve, seja possível fazer a ampliação para outras regiões de Valinhos”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Locais públicos

Neste ano, serão investidos R$ 21,658 milhões em segurança pública em Valinhos, conforme a peça orçamentária aprovada em dezembro pela Câmara Municipal. Com a inauguração do COI em janeiro, outras ações serão promovidas em prol da segurança.

Nesta semana, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi equipada com 10 câmeras de segurança, uma interna e nove externas, e as imagens já estão sendo captadas em tempo real na sede da corporação da GCM. Ao todo serão 983 equipamentos em locais públicos, como escolas, por exemplo. As entradas e saídas da cidade já são monitoradas com câmeras, mas o número será ampliado, formando a chamada “muralha digital”.

Ainda, a cidade já tem hoje integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil feita via rádio entre as 34 Guardas Civis Municipais que compõem a Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM), visando comunicação direta em situações de emergência.

Valinhos também utiliza o Sistema Detecta, que integra bancos de dados das polícias e imagens de câmeras de diversos órgãos. Além disso, a cidade possui convênio com o Ministério da Justiça para a utilização do Sistema Córtex, que permite a identificação de veículos roubados e até a localização de pessoas procuradas por reconhecimento facial. O Sistema Alerta Brasil da Polícia Federal Rodoviária também é usado, com técnicas de inteligência artificial que ampliam os pontos de captura de imagens e sua capacidade de “leitura” e cruza dados obtidos por meio do monitoramento de fluxo de veículos.

“Nos sentimos no primeiro mundo”, diz diretora do Condomínio, ao conhecer sistema da GCM

A diretora financeira do Condomínio Residencial Vale do Itamaracá, Angela Maria, visitou a base da GCM e aprovou a estrutura que viu. “Nos sentimos no primeiro mundo. Aqui em Valinhos a tecnologia chegou e se uniu à segurança. Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto junto com a GCM”, destacou.

“Quando nós visitamos a GCM me deu uma nova esperança na política e na gestão pública, abriu um horizonte de expectativa. Durante a nossa visita houve um alarme de um veículo furtado. No momento fiquei muito impressionada vendo a funcionalidade do sistema e mais do que a segurança, foi a esperança de uma melhora”, disse a diretora e presidente do Condomínio Residencial Vale do Itamaracá, Lídia Crespo.

Local: Valinhos