15 FEV 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura amplia serviço e leva iluminação para a Alameda Mariana Prudente Corrêa

Luminárias de LED estão sendo instaladas na via que não possuía iluminação; Prefeitura estrutura projeto para trocar lâmpadas de toda a cidade

Além da operação que está trocando as lâmpadas antigas da cidade, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está instalando luminárias de LED na Alameda Mariana Prudente Corrêa, no bairro Contendas, local que não possuía iluminação na via.

“Uma de nossas principais metas é levar iluminação para Valinhos inteira, pois uma cidade iluminada é uma cidade mais segura. Muito em breve, vamos iniciar também um projeto que vai substituir as lâmpadas antigas por luminárias de LED de todo o município, a licitação será aberta no próximo mês”, comentou o secretário de Serviços Públicos, Mario Ivo Mengon.

Em uma primeira fase foram instaladas 24 luminárias na Alameda Mariana Prudente Corrêa e, nesta semana, as equipes estão concluindo o serviço com a implantação de mais 45. A nova rede de iluminação está sendo feita junto a CPFL, que é responsável pela instalação da linha secundária de energia.

Nesta semana também estão sendo substituídas as lâmpadas de sódio por lâmpadas de LED na extensão da Rua Treze de Maio e no final da Avenida Paulista até a Rua Antônio Carlos. Em seguida será feita a troca de luminárias do trecho da Avenida Rigesa até a Rua Americana, na Vila Pagano, uma solicitação antiga dos moradores do entorno.

O cronograma ainda vai abranger a toda a extensão da Avenida Paulista, a Avenida dos Esportes, a Praça Brasil 500 Anos e a rodoviária e todo o seu entorno. A previsão é que o serviço seja concluído em dois meses.

Lâmpadas de LED

Desde 2021, a Prefeitura tem intensificado as ações relacionadas a iluminação pública na cidade. Ao todo, 6.313 lâmpadas de sódio foram trocadas por luminárias de LED, atendendo os bairros Parque Portugal, São Marcos, Jardim do Lago, Maracanã, Res. Santa Maria, São Luiz, Chácara. Alpinas, Pq. Florence, Jd. Lorena, Nova Espírito Santo, Pq. Valinhos, Jd. Universo, Vila Pagano, Morada do Sol, Country Club e Vale Verde.

Ainda, diversos pontos específicos do município também foram contemplados, como o CLT, Ecoponto, Estação Ferroviária, Feira dos Agricultores, Pista de Atletismo do Jupa, Praça 3 Poderes, Praça Geraldo de Salles Filho, Praça Jd. América, Praça da Paz, Av. Altino Gouveia, Rua José Angeli, Rua Mariano Polidoro, Rua José Mamprim, Rua Rosa Belmiro Ramos, Rua Krebsfer, além da iluminação da pista de skate da Praça Amélio Borin, na Rua das Acácias.

Além disso, 300 lâmpadas queimadas foram trocadas através da operação que acontece diariamente na cidade.

As lâmpadas de LED, que substituem as antigas lâmpadas de mercúrio ou sódio, trazem muitos ganhos para Valinhos. A eficácia dela é 63,75% a mais do que a convencional, com vida útil de 70.000 horas, mais tempo de utilização do que as convencionais que queimam com frequência e precisam ser substituídas. Além disso, as lâmpadas de LED oferecem 18,18 kWH de economia em comparação com as demais.

Local: Valinhos