16 FEV 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Curso gratuito de defesa pessoal para mulheres do Projeto Guardiã Maria da Penha tem inscrições abertas até dia 1º de março

A Prefeitura Municipal de Valinhos por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, no Projeto Guardiã Maria da Penha, abre inscrições para mais uma turma do curso de defesa pessoal para mulheres. As interessadas devem se inscrever até o dia 1º de março, através do e-mail mariadapenhagcmvalinhos@gmail.com. As aulas serão ministradas nas manhãs de quarta-feira, com apresentação e 1ª aula previstas para o dia 8 de março, a partir das 8h30, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo a coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, a subinspetora da GCM Rose Santos, são requisitos básicos para inscrição ser residente em Valinhos, apresentar boa saúde e ter disponibilidade nas manhãs de quarta-feira. “As atividades serão ofertadas somente neste dia da semana, conforme cronograma da secretaria, e é importante que as mulheres inscritas estejam presentes em todas as aulas da capacitação”, acrescentou. As aulas são ministradas na sede da GCM, localizada na Rua João Bissoto Filho, 600 – Jardim Bom Retiro.

Durante as aulas, são trabalhados aprimoramento de conceitos sobre uso de chutes e socos e técnicas de evasão de situações de risco iminente de violência, como escapar de esganaduras, empurrões e agressões, visando à libertação de ataques e agressões. “O objetivo é despertar o encorajamento e empoderamento feminino”, explicou a coordenadora.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, destaca que é incentivado nas aulas semanais a comunicação de ocorrência de violência. “As denúncias das ocorrências podem ser feitas à GCM, pelo telefone 153, ou outros canais de denúncia existentes, como o 190 da Polícia Militar”, frisou. Destacou ainda que a denúncia pode ser feita pelos telefones 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 181 (Disque Denúncia). “Nosso objetivo é proteger a mulher, ensinando a prevenção e atendendo aos chamados de emergência, sempre tendo a sociedade como parceira”, ressaltou o secretário.

Turmas

As aulas de noções básicas de defesa pessoal são uma ação do Projeto Guardiã Maria da Penha criado pela Prefeitura de Valinhos, para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e promover o empoderamento do público feminino.

Na última quarta-feira (15) de fevereiro, a GMC realizou a formatura da 4ª turma do curso de noções básicas de defesa pessoal. Ao todo, nas quatro turmas realizadas, mais de 100 mulheres receberam, gratuitamente, noções básicas de defesa pessoal e certificados de conclusão.

Além das aulas de defesa pessoal, por meio do projeto a GCM atendeu e acompanhou, até agora, 56 mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça.

Serviço:

Curso de Defesa Pessoal

Inscrição: Pelo e-mail mariadapenhagcmvalinhos@gmail

Data para inscrição: Até dia 1º de março.