09 MAR 2023
Mulheres idosas são homenageadas em Valinhos com foco na saúde e no lazer

Centro dos Idosos, que tem mais de 1,4 mil frequentadores, promoveu programação especial para o público feminino

As comemorações do Dia Internacional da Mulher promovidas pela Prefeitura de Valinhos envolveram desde crianças a idosas com atividades variadas nas áreas de saúde, educação, segurança pública, assistência social, entre outras. O Centro de Convivência dos Idosos, por exemplo, realizou um encontro especial para o público feminino, com palestra focada na saúde e muita dança para homenagear as mulheres, que são maioria no espaço que conta com 1.400 frequentadores.

A incontinência urinária, distúrbio que afeta frequentemente mais mulheres do que homens, foi o tema da palestra ministrada pela fisioterapeuta Márcia Cristina, que atende no Centro Integrado de Saúde de Valinhos. Ela trouxe várias orientações importantes sobre o cuidado com a saúde pélvica através de fisioterapia, alimentação, hidratação e exercícios de contração.

“Neste ano estamos comemorando 40 anos de atendimento no Centro dos Idosos. Por isso, usamos todas as datas importantes, como o Dia Internacional da Mulher, para comemorar e trazer temas essenciais que orientem os idosos para terem mais saúde e qualidade de vida, assim como o tema da palestra desta quarta-feira.”, explica Marisa Mathias, supervisora do Centro de Convivência dos Idosos.

Depois da palestra, o salão principal do Centro de Convivência dos Idosos foi tomado por muita dança e animação. Os idosos dançaram quadrilha e puderam interagir uns com os outros durante a roda e a troca de pares.

“Frequento o Centro dos Idosos há um ano e gosto bastante. A palestra e a dança de hoje foram ótimas”, comenta a Jacira Pires, de 84 anos, moradora da Vila Faustina II.

Ludovina Gazarini, de 74 anos, moradora do Jardim São Luiz, frequenta o Centro dos Idosos há cinco anos. “Ser lembrada no Dia das Mulheres é muito importante para nós”, resume.