15 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Além do ganho educacional, redução do déficit em creche favorece a inserção da mulher no mercado de trabalho

Com queda de 70% na fila de espera por vagas em Valinhos, mãe relata benefícios que vão além da educação

A Prefeitura de Valinhos reduziu a fila de espera por vagas nas creches do município em 70% neste ano letivo. A medida contemplou os dois bebês de Dicléia Franco Rocha. Ela é mãe de dois gêmeos, de sete meses de idade, que estavam esperando vaga desde janeiro. “Quando eu soube que meus filhos já entrariam na creche, fiquei muito aliviada e tranquila para voltar a trabalhar com segurança”, afirma.
Os filhos de Dicléia, Ravi e José, estão matriculados na Cemei Profª Solange Elizabeth Pereira da Silva, uma das instituições que foram inauguradas em 2022 e agora passaram a funcionar na totalidade. Isso foi possível porque a Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria de Educação, contratou mais profissionais para atuar nas unidades de ensino. “É importante para nós, mães, ter essa rede de apoio das equipes de educação. A gente precisa de um espaço para confiar e as crianças precisam de crianças, esse contato é muito bom para o desenvolvimento deles e depois para o aprendizado. A escola e a creche são uma extensão do que ensinamos em casa”, ela explica. A mãe ainda ressalta que se surpreendeu com a infraestrutura e o bom funcionamento da creche.

REDUÇÃO DA FILA

No ano passado, 650 crianças de até três anos aguardavam matrícula. Agora são 200 e a Prefeitura prepara mais ações para zerar a fila. Uma delas foi o envio do Projeto de Lei (221/2022) à Câmara Municipal que autoriza Valinhos a firmar convênio com entidades filantrópicas, ONG’s e escolas particulares de educação infantil, objetivando o aumento de oferta de vagas. Outra iniciativa que está sendo tomada é a ampliação da antiga Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Emely Tófolo Machado, no Capuava, que será transformada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) e 80 vagas serão criadas.