24 ABR 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
Nova edição da Operação Cata-Bagulho começa no Pq. Portugal na 3ª feira (2)

Ação abrange todos os bairros da cidade, de maio a setembro, com cronograma disponibilizado antecipadamente à população

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, inicia na próxima terça-feira (2) mais uma edição da Operação Cata-Bagulho que começará pelo Parque Portugal.

“O objetivo é coibir o descarte irregular de móveis, sucatas, eletrônicos volumosos e outros materiais que frequentemente são abandonados em locais públicos. Por isso, é fundamental a conscientização da população sobre o descarte correto nos dias programados para o seu bairro ou nos ecopontos que são próprios para isso”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Mario Ivo Mengon.

Ele lembra que as ações são planejadas por bairro mensalmente para atender todas as regiões da cidade. "Importante que somente sejam colocados os objetos para retirada no período de cada bairro, evitando assim que permaneçam na rua por tempo desnecessário, o que pode contribuir inclusive para o acúmulo de água parada ou até mesmo o surgimento de animais peçonhentos", alertou o secretário.

A Operação Cata-Bagulho 2023 percorrerá os bairros de maio a setembro, com cronograma mensal disponibilizado antecipadamente para acompanhamento da população.

Já os bairros Macuco, Reforma Agrária, Capivari e os condomínios serão atendidos pontualmente mediante solicitação no sistema 156 e agendamentos conforme programação da operação. A secretaria ressalta ainda que, em caso de chuvas fortes no dia da programação, o serviço será suspenso e retornará no dia seguinte.

QUAIS OS ITENS RECOLHIDOS NO CATA-BAGULHO?

- Móveis

- Colchões

- Sofás

- Sucatas

- Eletrônicos

QUAIS ITENS NÃO SERÃO RECOLHIDOS?

- Galhos

- Resíduos de processos produtivos de empresa

- Entulhos

- Restos de materiais de construção

ONDE DEIXAR OS ITENS PARA SEREM RECOLHIDOS?

Colocar os materiais no passeio público, no período da manhã, e somente nos dias programados. O descarte irregular em vias públicas, terrenos baldios e áreas verdes é proibido sob pena de multa, lei n°2953/96.

CRONOGRAMA MÊS DE MAIO:

Dias 02, 03, 04 e 05 - Pq. Portugal;

Dia 08 - Pq. das Colinas; Frutal;

Dias 09 e 10 - Jd. Nova Espírito Santo;

Dia 11 - Cocais; Capuava;

Dia 12 - Fonte Mécia;

Dia 15 - Jd. Centenário;

Dia 16 - Jd. Maria Rosa;

Dias 17 e 18 - Ana Carolina I e II;

Dia 19 - Residencial Água Nova;

Dia 23 - Fonte Nova;

Dia 24 - Jd. das Vitórias Régias;

Dias 25 e 26 - Jd. das Palmeiras;

Dias 29, 30 e 31 - Jd. dos Manacás.