26 ABR 2023
SAÚDE
Valinhos terá ações de conscientização e combate ao Aedes aegypti neste sábado (29)

Iniciativa acontece no Dia D da 6ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá no próximo sábado (29) ações de conscientização no Dia D da 6ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti, movimento de iniciativa da EPTV. O objetivo é esclarecer a população sobre as doenças graves transmitidas pelo mosquito, como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

Agentes de combate de endemias estarão com um estande no Largo São Sebastião, das 8h às 12h, distribuindo informativos e tirando dúvidas dos munícipes sobre as arboviroses. Além disso, o trabalho de busca ativa, que consiste na visita às casas dos moradores para eliminação de criadouros e busca de pessoa com sintomas, será feito no bairro Paiquerê.

“Estamos intensificando as ações de combate ao mosquito. Isso nos protege de várias doenças, incluindo a dengue, nosso principal foco neste momento”, afirmou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Combate à dengue

O Departamento de Vigilância em Zoonoses vem trabalhando para conter a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Ações são realizadas diariamente, como a busca ativa em residências e fiscalização de imóveis abandonados ou em situação de risco.

Além disso, palestras estão sendo levadas às escolas da cidade com o objetivo de engajar e informar os alunos e servidores sobre a importância de enfrentar o Aedes aegypti, o aspecto coletivo dessa tarefa, os cuidados necessários e as dicas de como eliminar os criadouros. A próxima escola a receber a palestra será a Prof. Maria Neiva A. Justo, no bairro Jardim América II, na sexta-feira (28).

A Prefeitura aumentará ainda em 34% o efetivo de agentes de combate de endemias. Além dos 29 servidores que compõem a equipe atualmente, mais dez candidatos do concurso público nº 03/2019 foram convocados.

O balanço atualizado nesta terça-feira (25) mostra que a cidade tem 90 casos confirmados de dengue neste ano e 1.171 descartados. No ano passado, nesta mesma data, Valinhos apresentava 263 positivos para a doença.

Local: Valinhos