27 ABR 2023
Mais de 500 valinhenses participaram do Dia de Prevenção à Hipertensão

Aferição e orientações sobre a doença foram feitas na rodoviária e nas UBS’s de Valinhos

A ação de conscientização em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, promovida pela Prefeitura de Valinhos por meio da Secretaria da Saúde, teve a participação de mais de 500 munícipes na quarta-feira (26).

Tanto na rodoviária quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), todos puderam conferir a pressão e receber orientações sobre a doença dada pelos profissionais da rede municipal e pelos alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic. Eles também esclareceram dúvidas sobre as formas de prevenção e mudanças no estilo de vida que auxiliam no tratamento da hipertensão.

Expedita Amaro da Silva, de 52 anos, aprovou a inciativa. “É muito bom tirar a pressão de forma tão rápida antes de ir trabalhar. Minha pressão é boa, mas eu me cuido e faço acompanhamento no posto sempre”, comentou.

A maioria das aferições apontou resultados normais, mas 86 estavam alteradas. Antônio Pereira Sobrinho, de 73 anos, tem pressão alta e foi orientado a procurar atendimento médico. “Foi uma ação muito boa. Eu estava passando aqui e resolvi medir minha pressão, que está alterada. Agora vou para a UPA passar por atendimento”, disse.

A hipertensão arterial é uma doença crônica definida pela elevação dos níveis de pressão nas artérias, que pode ser verificada a partir de um exame simples. Esta pressão aumentada se transmite para todas as artérias do corpo e o coração fica sobrecarregado, trabalhando contra uma resistência contínua.

Segundo a médica Fernanda de Almeida Silveira, a maioria da população não afere a pressão e muitas vezes desconhece que tem hipertensão. “É indicado que as pessoas acima de 18 anos façam a medição pelo menos uma vez ao ano. Valores acima de 14/9 são considerados hipertensão arterial”, explicou.

Causas e tratamento

Muitas pessoas se tornam hipertensas devido a um estilo de vida pouco saudável. Falta de atividade física, estresse, alimentação inadequada e tabagismo estão entre os fatores que podem levar ao aumento da pressão arterial. Em alguns casos o fator familiar contribui para o desenvolvimento da doença, no qual pais e filhos possuem hipertensão. Geralmente, o hipertenso não apresenta sintomas, exceto em níveis pressóricos muito elevados.

O tratamento consiste na mudança dos hábitos de vida, medicamentos de uso contínuo e acompanhamento clínico. Se não tratada, a pressão alta pode contribuir para a instalação de quadros graves como acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência renal, entre outros.

“Mas é preciso ficar atento aos sinais do corpo. Se sentir dor no peito, dor de cabeça, tontura ou alterações visuais é necessário procurar atendimento médico, pois podem ser sinais de alerta da hipertensão”, complementou a médica.

Local: Valinhos