03 MAI 2023
SAÚDE
Mais de 130 valinhenses participaram das ações de conscientização e combate ao Aedes aegypti

População tirou dúvidas sobre doenças transmitidas pelo mosquito, entre elas a dengue

O Dia D da 6ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti movimentou o Centro de Valinhos no último sábado (29). Cerca de 130 pessoas passaram pelo estande da Secretaria da Saúde da Prefeitura montado no Largo São Sebastião, onde foi possível esclarecer dúvidas sobre arboviroses.

Os agentes de endemias distribuíram folders com o objetivo de esclarecer a população sobre as doenças graves transmitidas pelo mosquito, como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Além disso, equipes realizaram o trabalho de busca ativa no bairro Paiquerê, que consiste na visita às casas dos moradores para eliminação de criadouros e busca de pessoas com sintomas.

A dengue é a arbovirose com maior incidência em Valinhos. Ações são realizadas diariamente na cidade para conter a proliferação do mosquito, como busca ativa em residências, fiscalização de imóveis abandonados ou em situação de risco e palestras em escolas.

O balanço atualizado nesta quarta-feira (3) mostra que a cidade tem 104 casos confirmados de dengue neste ano (sendo 74 autóctones, 24 importados e 06 positivos a definir) e 1.651 descartados. No ano passado, nesta mesma época, Valinhos apresentava cerca de 350 positivos para a doença.

Local: Valinhos