04 MAI 2023
SAÚDE
Prefeitura prepara mudança para o novo Laboratório Municipal e exames de urgência serão transferidos temporariamente para a UPA

Já os exames agendados entre 12 e 19 de maio serão remarcados

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizará entre os dias 12 e 19 de maio a mudança dos equipamentos para o novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas, no bairro Bom Retiro. Os exames agendados para este período serão remarcados. Somente os de urgência e pré-operatórios, que seriam realizados no antigo laboratório do Centro de Especialidades (CEV I), serão transferidos para o laboratório interno da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Av. Gessy Lever, 550 – Lenheiro.

As demais coletas marcadas serão suspensas e voltarão a ser agendadas no dia 22 de maio. A Secretaria da Saúde entrará em contato com todos os pacientes que possuem exames agendados nestes dias para remarcá-los e dar todas as orientações necessárias para que não haja prejuízo aos munícipes.

A previsão é que até o final de maio o novo Laboratório Municipal entre em funcionamento. A obra havia sido concluída no final de 2020, mas o prédio foi entregue sem o cabeamento de energia, impossibilitando a instalação de rede elétrica, internet de fibra ótica e câmeras de segurança, além de não possuir os equipamentos e móveis necessários.

Com a inauguração do novo laboratório será possível ampliar o atendimento à população. Além disso, o espaço é mais adequado para as análises, com estrutura que permitirá a separação desses atendimentos dos serviços oferecidos no CEV. Devido ao local mais amplo, será instalado ainda um equipamento de bioquímica totalmente automatizado, de maior porte e com velocidade 50% superior ao que é utilizado atualmente.

O prédio do novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas fica localizado na Rua Luiz Bissoto, no bairro Bom Retiro. O equipamento conta com salas de espera, de coleta, triagem, higienização, recebimento de caixas, almoxarifado, bioquímica, supervisão técnica, banheiros e vestiários feminino e masculino. Há também copa, arquivo, sala de esterilização, expurgo, parasitologia, microscopia, microbiologia, administração e sala de reuniões.

Local: Valinhos