05 MAI 2023
Valinhos terá ação de conscientização no Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Evento no CACC terá oficinas, diálogos e uma caminhada até o Paço Municipal

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá no dia 18 de maio um evento de conscientização sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento que busca os direitos das pessoas em sofrimento mental. A ação acontece das 9h às 12h, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), e contará com oficinas, diálogos e uma caminhada em prol da causa.

A oficina “Eco Horta” trabalhará os sentidos do corpo humano, quebra de paradigmas e conceitos de ciências. Já a “Recreação”, através de atividades lúdicas, estimulará a cooperatividade, competitividade e sociabilização. Ao final, todos poderão participar de uma caminhada que sairá do CACC, localizado na Avenida dos Esportes, s/n, até o Paço Municipal, na Rua Antônio Carlos, 301.

“É importante que seja proporcionado um encontro dos usuários, familiares e profissionais com o objetivo de fortalecer a política da saúde mental voltada para o cuidado em liberdade. Essa ação vem para engajar a luta, envolver e conscientizar todos os envolvidos nesta causa”, comentou a coordenadora de Apoio à Saúde Mental de Valinhos, Marailza Siqueira.

O movimento antimanicomial ocorre desde a década de 1980 e luta para que não haja retrocessos no campo da saúde mental, com o encarceramento das pessoas acometidas por sofrimentos psíquicos em hospitais de caráter asilar e manicomial.

Saúde Mental de Valinhos

Os serviços de Saúde Mental oferecidos pela Prefeitura de Valinhos, através da rede municipal de saúde, são prestados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS’s) Esperança e Infantil, no Centro de Referência de Atendimento Psicossocial (CREAPS), o Centro Ambulatorial de Saúde Mental do Adolescente (CASA) e o Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (CEMAP), que atendem a diferentes demandas.

O CAPS Infantil realiza atendimentos destinados a crianças e adolescentes, menores de 18 anos, em situações de sofrimento mental grave, severo e persistente. O atendimento é por encaminhamento e também “porta aberta”, ou seja, as pessoas que comparecem na sede são acolhidas para avaliação de demanda. O prédio fica na Rua Casemiro de Abreu nº 138 - Vila dos Coqueiros e atende das 8h às 17h.

Já no CAPS II Esperança, os serviços são destinados a acolher adultos com transtornos mentais severos, como pacientes com tentativa e ideação suicida, esquizofrenia e bipolaridade, por exemplo, estimulando sua integração social e familiar, apoiando-os em suas iniciativas na busca de autonomia através de equipe multidisciplinar. Busca integrar o paciente a um ambiente social e cultural concreto onde desenvolve sua vida cotidiana junto aos familiares. A unidade fica na Rua Casemiro de Abreu nº 196 - Vila dos Coqueiros, atendendo das 8h às 17h. O atendimento funciona da mesma forma que no CAPS Infantil.

O CREAPS atende pacientes maiores de 18 anos com transtornos mentais moderados e leves, como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico, entre outros. Também faz acompanhamento para tratamento da dependência química. É necessário encaminhamento médico das UBS’s ou outros serviços de saúde, Fórum, Conselho Tutelar, entre outros. O prédio fica na Rua 17, s/n, Jardim Nova Palmares II, com horário de funcionamento das 8h às 17h.

O CASA atende pacientes em sofrimento psíquico leve a moderado e/ou com prejuízos nos processos de comunicação e aprendizagem. Tem como objetivo oferecer atendimento em caráter terapêutico nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Neuropediatria e Psiquiatria Infantil aos adolescentes de 11 a 18 anos incompletos, envolvendo também os responsáveis e a rede de proteção e atendimento ao adolescente. Os atendimentos são feitos na Rua João Moleta, nº 140 - Bairro Lenheiro, das 7h às 16h30.

Por fim, o CEMAP "José Natal Capovilla" é uma unidade de atendimento especializado para crianças que apresentem dificuldades leves ou moderadas em seu desenvolvimento emocional, comportamental, de aprendizagem e/ou de fala e linguagem. Tem como objetivo oferecer atendimento em caráter terapêutico nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Neuropediatria e Psiquiatria Infantil às crianças com até 11 anos incompletos, envolvendo também os responsáveis e a rede de proteção e atendimento a criança. O prédio fica na Rua João Moleta, nº 140 - Bairro Lenheiro e funciona das 7h às 16h30.

Local: Valinhos