10 MAI 2023
GABINETE DA PREFEITA
Referência em longevidade no Estado de São Paulo, Valinhos investe também em capacitação de cuidadores de idosos
Primeira turma concluiu o curso oferecido pela Prefeitura e recebeu os certificados nesta quarta-feira (10)

Valinhos é referência estadual em longevidade, conforme o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) que resultou em nota 10 neste quesito no estudo feito por professores da USP, UFSCar e Fatec. No ranking divulgado em abril, Valinhos está no topo entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. Além da ampliação dos atendimentos a mais de 1,4 mil usuários do Centro de Convivência do Idoso, a Prefeitura inovou neste ano e investiu em capacitação de cuidadores. Nesta quarta-feira (10), o Fundo Social entregou os certificados de conclusão aos nove participantes do primeiro curso gratuito de Cuidador de Idoso.

“Todos temos uma missão, que deve ser cumprida com amor, carinho e dedicação. Com este curso, vocês poderão desenvolver ainda mais o potencial de vocês, abrindo também as portas do mercado de trabalho”, declarou a secretária da Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, que representou a prefeita Capitã Lucimara Godoy na solenidade. Ela lembrou que Valinhos tem cerca de 23 mil idosos. “Vocês agora estão aptas a desenvolver um trabalho digno e muito importante”, acrescentou.

O diretor do Fundo Social, Fábio Cuono, ressaltou a importância do curso, que conciliou teoria e prática, realizada em casas de repouso. “Nossa luta é trazer mais cursos que trazem perspectiva de emprego, principalmente para famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Emprego novo
Duas participantes receberam o diploma já com emprego novo. “Fui chamada pela clínica onde realizei a parte prática do curso, que já me abriu portas”, comemora Vânia Freire, moradora do Parque Florença. Segundo ela, a capacitação foi completa. “Estava procurando um curso assim, mas optei em fazer aqui (Fundo Social) porque é completo e sem custos. O curso me incentivou inclusive a continuar os estudos, como uma formação em técnico de enfermagem”, acrescentou.

A capacitação permitiu aos cuidadores ter acesso às noções do trabalho em clínica e em casa, cuidados com os idosos com patologias e técnicas no atendimento ao paciente. Para Mara Sueli, do Jardim Boa Esperança, o currículo foi reforçado. “Eu já cuidava de um idoso em casa. Agora, uma clínica me chamou também. Eu estou muito satisfeita”, afirmou.

As aulas foram ministradas desde fevereiro por uma empresa contratada pela Prefeitura, a Home Angels. “Foi um privilégio poder trabalhar com este grupo. O mercado precisa de gente bem formada”, enfatizou a proprietária, Silvia Camila Marchiori Sales. A professora Marcia de Brito Silva garantiu que o grupo está apto para o mercado de trabalho. “O curso foi muito rico em informação, com aprendizado de técnicas, de noções éticas e respeito para lidar com o idoso e suas famílias”, afirmou. O Grupo Gabetta atuou como parceiro durante as aulas.

O evento também teve a presença da presidente do Fundo Social, Eva Aparecida Cassoli.