11 MAI 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Através da Central de Monitoramento de Valinhos, autor de furtos na Rua Vital Brasil é preso

As imagens captadas por câmeras de segurança e o sistema utilizado pelo Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM) foram decisivos para a prisão de um homem nesta quinta-feira (11), autor de vários furtos na Rua Vital Brasil, na Vila Embaré.

O flagrante é fruto de um trabalho conjunto entre GCM e polícias Militar e Civil. Conforme os comerciantes da região, veículos estacionados na via, ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA I), estavam sendo alvos de furto. “Esse indivíduo também quebrava os vidros para subtrair objetos de dentro dos carros”, afirma o secretário municipal de Segurança, Argeu Alencar da Silva.

Há exatamente uma semana um carro sofreu a ação criminosa por volta das 12h30, horário semelhante a sua prisão nesta quinta-feira. “Além do reforço no policiamento, intensificado através da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, trabalhamos em conjunto, fornecendo dados à Polícia Civil, e dando uma resposta efetiva aos comerciantes, que nos parabenizaram pelo resultado”, acrescenta.

A partir das imagens dos furtos, as equipes de segurança cadastraram a placa do veiculo no sistema do COI. Hoje, quando o indivíduo deu entrada na cidade tocou o alarme de aviso e todas as viaturas foram alertadas e conseguiram localizá-lo. A moto que ele utilizava também estava em situação irregular.

No final do mês passado, a identificação de dois adolescentes infratores que vandalizaram uma sala de aula de uma escola só foi possível através das imagens captadas pelo COI. Em março, também por meio do monitoramento, a GCM localizou um homem procurado pela Justiça há dez anos por homicídio cometido em Pernambuco.

Com nota 10, Valinhos lidera o ranking de Segurança no Estado de São Paulo no estudo “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulistas de Maior Porte”, realizado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC). A cidade atingiu a nota máxima no trabalho desenvolvido por professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) com foco nos municípios com mais de 100 mil habitantes.

Na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy, Valinhos ampliou o monitoramento com câmeras de segurança, chamado de “muralha digital”. Além de ruas e avenidas, o sistema já chegou aos prédios públicos de saúde e de educação. O efetivo da GCM também foi ampliado em 30% e a atual administração criou ainda a Patrulha Maria da Penha. Em janeiro, o Centro de Operações e Inteligência foi inaugurado, onde já existe integração de todas as corporações policiais, utilização dos sistemas Detecta, Córtex e Alerta Brasil que integra bancos de dados das polícias e permite a identificação de veículos roubados.