15 MAI 2023
SAÚDE
Cirurgias de cabeça e pescoço passam a ser realizadas em Valinhos pela rede municipal

Município assumiu especialidade que é de competência do Estado

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, começou a realizar cirurgias de cabeça e pescoço no município. A especialidade de média complexidade é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, mas devido à necessidade dos pacientes, a rede municipal passou a atender a demanda através do convênio com a Santa Casa.

“Antes a Prefeitura precisava providenciar transporte para deslocar os pacientes até Campinas. Agora, além de o tempo de espera ser menor, a inclusão desse serviço na rede municipal vai trazer mais comodidade e conforto aos munícipes, vindo ao encontro do atendimento humanizado que nós prezamos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Cerca de 100 pessoas aguardam pelos procedimentos na cidade. Desde abril 30 pacientes já tiveram os processos cirúrgicos iniciados, com avaliação e agendamentos de exames pré-operatórios. As cirurgias também já estão sendo marcadas.

A meta da Prefeitura é que sejam realizados 20 agendamentos por mês, atendendo toda a demanda até agosto.

Os tipos mais frequentes de cirurgias desta especialidade são as de tireoide, parótidas, tumores benignos na traqueia e também são realizadas as biópsias da região de cabeça e pescoço para posterior inserção do paciente na Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, programa do Estado para tratamentos oncológicos.

Outras especialidades

A Prefeitura de Valinhos zerou a fila de espera de quatro especialidades de cirurgias neste ano. Em março toda a demanda de catarata, com mais de 900 pacientes, foi atendida através de um mutirão do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) contratado pelo Município. Desde abril as cirurgias de segunda vista já estão sendo agendadas.

A fila de cirurgias pediátricas também foi zerada. Mais de 220 pacientes que aguardavam, principalmente, por procedimentos de hérnia, postectomia (fimose) e orquidopexia (testículos) foram atendidos na cidade.

Em abril foi a vez das cirurgias de vesícula e de hérnia. Nos últimos meses, 354 pessoas passaram por esses dois procedimentos eletivos na cidade.

Local: Valinhos