16 MAI 2023
Testes de Covid-19 e Dengue serão feitos na UPA a partir de junho

Pacientes terão atendimento 24 horas e, nos casos mais críticos, já estarão no local adequado para o tratamento imediato

A partir de 1º de junho, os testes de Covid-19 e dengue serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, localizada na Avenida Gessy Lever, 550, no Lenheiro. Dessa forma, os pacientes terão atendimento 24 horas e, nos casos mais críticos, já estarão no local adequado para o início imediato do tratamento. O Centro de Especialidades (CEV I) voltará a ser exclusivo para consultas e exames de especialidades médicas.

Desde o dia 5 de maio a Covid-19 deixou de ser considerada uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que anunciou o fim da crise sanitária. Em Valinhos, os números estão em queda. O boletim epidemiológico semanal da última quinta-feira (11) apontou 12 casos positivos, o menor índice apurado no intervalo de sete dias na cidade. Desde o balanço do dia 23 de março, com 117 notificações em uma semana, a incidência reduziu.

“A vacinação tem papel crucial nestes resultados, com mais de 341 mil doses aplicadas na cidade. A cobertura do esquema vacinal primário está em 82,96%, enquanto a cobertura bivalente está em 9,51%. Por isso, reforçamos a importância da vacinação e pedimos que os munícipes procurem os postos de saúde para se imunizar”, reforça o secretário interino de Saúde, João Gabriel Vieira.

Ele faz o mesmo alerta de prevenção em relação à dengue. Embora o número de casos neste ano seja menos da metade do que foi registrado no mesmo período registrado no ano passado (365 ante 120 em 2022), com queda de 67%, Valinhos não baixará a guarda. “Essa queda reflete os trabalhos intensos desenvolvidos diariamente pelas equipes de combate às endemias, com monitoramento nos bairros através das visitas nas residências e orientação aos moradores para os cuidados necessários no combate ao mosquito Aedes aegypti”, reforça.

Quando ocorrem casos positivos, os agentes realizam também a “Busca Ativa”, com avaliação no local em que a pessoa mora para detectar possíveis criadouros e disseminação de outros casos no bairro. São feitas ainda fiscalizações de imóveis abandonados ou em situação de risco e palestras educativas em escolas. “A tendência é que os casos continuem diminuindo, devido também ao fim da época de chuvas, mas o nosso trabalho preventivo segue intenso, com o papel fundamental da população na prevenção”, reforça.

Local: Valinhos