17 MAI 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Reforço na segurança: GCM de Valinhos começa a usar drone no combate à criminalidade

Equipamento será utilizado em bloqueio de vias, busca de veículos e sobrevoo de áreas de difícil acesso

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos tem um novo aliado no combate à criminalidade. A partir de agora, um drone será usado em operações de bloqueio de vias, busca de veículos furtados e sobrevoo de áreas de difícil acesso. O equipamento foi adquirido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, no ano passado. O investimento de R$ 11 mil, por meio de emenda da vereadora Simone Bellini. Na sexta-feira (12), 12 inspetores fizeram um treinamento para operar o aparelho.

A ferramenta oferece provas concretas no caso de ilícitos, pois é capaz de armazenar e transmitir imagens nas atividades de policiamento ostensivo, respeitando a vida, integridade física, intimidade, privacidade e a imagem das pessoas. Contribui também nas ações de inteligência policial, no monitoramento ambiental, de trânsito ou nos limítrofes dos municípios, no acompanhamento de alvos e no apoio a operações policiais.

“Estamos usando a tecnologia e a inteligência a favor da segurança. Agora Valinhos conta com mais essa ferramenta para combater a criminalidade e garantir uma cidade mais segura para todos, em continuidade a outros investimentos, como a muralha digital, as câmeras nas escolas e o aumento do efetivo em 30%”, ressaltou o secretário de Segurança, Argeu Alencar da Silva.

Alguns guardas da corporação também já possuem licença para operar drones, certificados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo pelo Curso Básico de Operação de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês) promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) da Defesa Civil de Campinas.

O equipamento e seus operadores habilitados já foram registrados conforme o ICA 100-40 (Instrução sobre Aeronaves não Tripuladas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro), seguindo as orientações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) do Ministério da Defesa.

Local: Valinhos