18 MAI 2023
EDUCAÇÃO
Inclusão: Prefeitura de Valinhos adquire óculos com visão artificial para alunos com deficiência visual

Estudantes das escolas municipais receberam dispositivo portátil com minicâmera que converte textos em áudio

Valinhos é a segunda cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que conta com novo dispositivo para promover a inclusão de alunos cegos ou com baixa visão na rede municipal. A prefeita Capitã Lucimara Godoy entregou nesta quinta-feira (18) os primeiros “óculos inteligentes” adquiridos pela Prefeitura.

Trata-se de um dispositivo com tecnologia assistiva, composto por uma pequena câmera conectável magneticamente a qualquer armação de óculos. O equipamento converte textos em áudio.

“Estamos cumprindo nosso plano de governo com mais uma ação para garantir a inclusão e o aprendizado dos alunos, que passam a contar com uma ferramenta que proporcionará mais facilidade na realização das atividades pedagógicas e cotidianas, fora do ambiente escolar também”, enfatiza a Capitã Lucimara.

Nesta etapa foram adquiridos 10 dispositivos ‘OrCam MyEye’, que permitem que pessoas compreendam texto e identifiquem objetos através de feedback de áudio, descrevendo o que não conseguem ver.

Ana Vitória Araújo Alves, de 12 anos, aluna do 7º ano da Emeb Governador Orestes Quércia, e Josué dos Santos Costa, 14 anos, do 9º ano da Emeb Luiz Antoniazzi, foram contemplados. “Parece mágica”, resumiu o aluno.

O dispositivo é ativado com gesto de apontar ou apenas por detecção automática do texto. De modo instantâneo e discreto, lê textos impressos em qualquer plataforma, reconhece e nomeia mais de rostos, cédulas, produtos e código de barras, além de identificar ambientes, fornecer data e hora, entre outras funções em tempo real. Funciona sem fios e tem três idiomas: português, inglês e espanhol.

“Um professor cego da nossa rede também será contemplado com o aparelho, fundamental também para promover a autonomia das pessoas”, explica Sandra Perlato, coordenadora da Educação Especial na rede de ensino de Valinhos.

A novidade faz parte do Programa Municipal Educação Inovadora de Valinhos implantado em 2022 que garante avanços não somente pedagógicos e tecnológicos, mas sociais também.

Além dos familiares dos alunos e representantes da empresa e da Secretaria de Educação, estiveram presentes na entrega Willian Leite da Silva, Secretário de Educação Pro Tempore, e a chefe de Gabiente Claudineia Vendemiatti Serafim.