22 MAI 2023
GABINETE DA PREFEITA
SEGURANÇA PÚBLICA
Valinhos implanta Academia de Formação e Aperfeiçoamento da GCM e novos guardas iniciam treinamento
Prefeitura reforçou o efetivo com mais 13 agentes aprovados em concurso público

A Prefeitura de Valinhos inaugurou nesta segunda-feira (22) a Academia de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal (GCM) instituída por lei de autoria do vereador Thiago Samasso. A aula inaugural contou com a participação de 13 novos agentes recém-empossados que reforçarão o efetivo na cidade.

O evento faz parte da comemoração do mês de aniversário de Valinhos e dos 40 anos de atividade da GCM na cidade, celebrados em outubro. A prefeita Capitã Lucimara Godoy enfatizou a responsabilidade e dedicação de cada aspirante. “Vocês irão se deparar com várias situações e farão o papel, muitas vezes, da escola, da assistência social e outros. Muitas vezes serão o único socorro para atender crianças, mulheres vítimas de violências e idosos. Não será fácil porque serão cobrados, mas isto faz parte do dever. Junto com o poder, vem a responsabilidade”, reforçou.

Já o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, mencionou o trabalho atual da corporação. “É um trabalho incansável, que completará 40 anos, com muitos investimentos, como o COI [Centro de Operações de Inteligência], e também de colaboração com as demais polícias [Militar e Civil] do município”, reforçou.

Em cooperação técnica, as cidades de Vinhedo e Itatiba farão a formação de seus aspirantes em Valinhos. “Vinhedo tem uma grande preocupação com a formação dos nossos guardas. Estamos depositando nossa confiança em Valinhos, com a certeza de que nossos alunos estão em boas mãos”, discursou o secretário interino de Vinhedo, Jeferson Torso. Já a comandante de Itatiba ponderou também a importância de honrar a farda da corporação. “Desejamos sucesso na formação dos aspirantes e que seja honrada a farda, sempre servindo à comunidade”, declarou a comandante de Itatiba, Jaqueline Alessandra Bortolozzo.

Estiveram presentes ainda na cerimônia a comandante da GCM de Valinhos, Sandra Magalhães, o capitão da 4ª Cia da Polícia Militar de Valinhos, Fábio Azevedo, os vereadores Thiago Samasso, hoje vice-presidente da Câmara, Marcelo Yoshida e Simone Bellini, além dos guardas-civis.

Curso
A formação dos novos aspirantes ao posto de guarda civil municipal é uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com, no mínimo, 932 horas de curso, distribuídos em 43 disciplinas entre teoria e prática, incluindo palestras. A previsão é que a preparação dure sete meses.