22 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Rota do Cicloturismo já é sucesso e valinhenses aguardam segunda edição do passeio

Prefeitura de Valinhos lançou o CicloTour que passa pela região agrícola da cidade e fomenta turismo rural

O lançamento da nova rota do cicloturismo, chamada de ‘Rota do Figo’, foi um grande sucesso da programação de aniversário de Valinhos e já tem lista de espera para o novo passeio. O primeiro aconteceu neste domingo (21) e foi promovido pela Prefeitura como parte das comemorações dos 127 anos da cidade. Cerca de 150 ciclistas participaram e, além de conhecer a nova atração, puderam aproveitar café da manhã e comprar produtos direto da roça.

O projeto de cicloturismo, realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, acontece na região onde já é desenvolvido o Agroturismo, nos bairros Reforma Agrária, Macuco e Capivari, e ganhou o CicloTour ‘Rota do Figo’, que tem três tipos de trilha: interna, do Parque do Ara; intermediária (iniciantes) e completa, esta última com visitação às propriedades locais, área rural, plantações, degustações.

A rota tem um trajeto de no máximo 41 km em ritmo de cicloturismo. O percurso tem placas de sinalização, sendo o trajeto para iniciantes e intermediário um total de 36,6 km e dentro do parque há o single track, de 1,1 km.

O objetivo da nova atração é, além de fomentar o ciclismo e a economia local, movimentar os atrativos da cidade, que podem ser conhecidos por meio de bicicletas. A rota conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana para a orientação no trânsito, da Secretaria de Esportes e Lazer, da iniciativa privada e de ciclistas da cidade.

“Com o sucesso da ‘Rota do Figo’, estamos estudando criar outras rotas de cicloturismo na cidade, sempre com o apoio dos ciclistas locais, com o objetivo de fortalecer o turismo na nossa Valinhos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.

Ponto de Apoio do Turista e do Agricultor

No mesmo dia foi reinaugurado o Ponto de Apoio do Turista e do Agricultor, na casinha de madeira instalada no bairro Reforma Agrária, em frente da portaria principal do Parque Estadual da ARA, no km 5 da Estrada Municipal Luís de Queirós Guimarães. O local agora serve de apoio aos turistas e cicloturistas que estiverem na região rural e em visita ao Parque e também aos produtores rurais para orientações e atividades diversas.

A casinha passou por reformas realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos e receberá atividades mensalmente, como oficinas de artesanato, onde será trabalhado o turismo criativo, a valorização rural e mais uma forma de renda para moradores, pois o local também servirá de espaço para produtores venderem e exporem seus produtos, além de ponto de entrega de amostras de água e solo para análises por meio do Departamento de Agricultura.

Local: Valinhos