24 MAI 2023
MOBILIDADE URBANA
Álcool e direção: óculos simulador de embriaguez vai alertar motorista sobre os riscos

Ações educativas do Maio Amarelo também marcam as comemorações do aniversário de Valinhos

As ações educativas sobre segurança no trânsito que fazem parte da programação do Maio Amarelo terão novidades no final de semana de aniversário de Valinhos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, levará minicircuito infantil, cidade inflável e experiências com óculos simulador de embriaguez ao Parque Monsenhor Bruno Nardini (Pq. da Festa do Figo), localizado na Rua Dom João VI, 82, no Jardim Planalto.

No sábado (27), a partir das 10h, a criançada poderá se divertir e aprender sobre segurança no trânsito com o tradicional minicircuito, uma pista onde, em uma bicicleta, poderão experimentar todas as sinalizações usuais de uma via real, como o “Pare”, placas de sentido obrigatório, semáforo, faixa de pedestre, entre outros, tanto para pedestres, quanto para veículos.

Já no domingo (28), também a partir das 10h, uma cidade inflável será montada com o mesmo objetivo do minicircuito. A novidade são as experiências promovidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que conta com o Curta o Circuito, no qual o público é exposto aos riscos associados ao consumo inadequado de bebidas alcoólicas e outras imprudências no trânsito. Por meio de óculos simuladores de embriaguez e percorrendo um circuito de obstáculos, os usuários participam de uma prova que os desafia a manter o controle da coordenação motora e da visão.

Outro atrativo será o DER Escape Room, que acontece dentro de um caminhão e consiste em uma ação lúdica colaborativa, que agrega informações e conhecimento por meio de uma experiência imersiva e divertida. A atividade é ligada a temas que interferem na segurança no trânsito como, por exemplo, direção sob influência do álcool, uso do celular no volante e travessia fora da faixa de pedestres.

“As ações são voltadas tanto para crianças quanto para os jovens e adultos. É importante que as crianças aprendam desce cedo a importância de respeitar as regras de trânsito, porque elas são os motoristas do futuro e, com certeza, serão responsáveis”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

Minicircuito de trânsito
Data: 27 de maio