25 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Poupatempo de Valinhos chega a 25 mil atendimentos em um ano
A prefeita Capitã Lucimara Godoy parabenizou toda a equipe do Poupatempo.

Atendimentos para emissão de RG e de CNH são os serviços mais solicitados na unidade implantada na gestão da Prefeita Capitã Lucimara

A Prefeitura de Valinhos e o Poupatempo apresentaram nesta quinta-feira (25) o balanço do primeiro ano de funcionamento do posto de atendimento implantando em 1º de junho de 2022 no Centro Empresarial Caribe Center.

Neste período, o órgão registrou 25 mil atendimentos liderados pela solicitação de RG (9.950) e da Carteira Nacional de Habitação (CNH) que, entre novas e renovações, chegaram a 9.570 documentos. Já as transferências e licenciamentos de veículos totalizaram 4.850 pedidos, além de 600 certidões de antecedentes criminais emitidas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, a implantação do Poupatempo era uma meta do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara Godoy. “A administração municipal ofereceu todo o suporte desde a implantação e custeia os custos de locação do imóvel”, explicou.

A prefeita Capitã Lucimara destacou que a agilidade e a desburocratização já reconhecidas pelos usuários do Poupatempo vão ao encontro a um dos objetivos da sua administração, que é a oferta de serviços públicos de qualidade, usando a tecnologia a favor da população. “Semelhante a toda essa funcionalidade do Poupatempo, que contempla as demandas estaduais, teremos na próxima semana em Valinhos a Central Cidadão, dentro da Prefeitura, que tornará todos os atendimentos municipais mais eficientes e rápidos”, enfatizou.

Paulo Andrade, coordenador Regional do Poupatempo, destacou que a entrega é resultado da parceria de sucesso entre o Governo de São Paulo e a prefeitura de Valinhos. “Nossa missão é levar serviços de qualidade aos usuários, integrando diversos órgãos e o município, para que as solicitações sejam atendidas no mesmo local, aproximando ainda mais o Estado da população”.

Também estavam presentes na apresentação dos resultados do primeiro ano de funcionamento do Poupatempo Valinhos o superintendente do Detran-SP, Cassiano Ramos, os vereadores Marcelo Yoshida e Thiago Samasso, o ex-vereador Roberson 'Salame', que atuou diretamente na vinda da unidade para Valinhos, João Sampaio que representou o pai, o Deputado Federal Carlos Sampaio, além do secretário municipal de Administração, Caio Leandro Gonçalves da Silva.

Saiba mais

O posto do Poupatempo de Valinhos tem capacidade para realizar até 400 atendimentos por dia (presencial e eletrônico). É o 32º da Região de Campinas, beneficiando uma população de 130 mil habitantes. Na unidade são oferecidos serviços que dependem da presença do cidadão para sua conclusão, como a solicitação de RG (primeira via e alteração de dados), do Detran-SP, da CDHU, entre outros. O posto também conta com um totem para realização de serviços eletrônicos e ajuda de funcionários do órgão que dão todas as orientações necessárias. As demais opções estão disponíveis online, sem precisar sair de casa.

Atualmente, são 265 serviços nos canais eletrônicos – site, app e totens –, que incluem a segunda via e renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros. Para ser atendido, é preciso realizar o agendamento de data e horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. Outra opção é o totem de autoatendimento instalado na unidade localizada no centro comercial do Caribe Center, na Estrada Municipal, 415 (esquina com a Rua João Previtale, 2.800, no Jardim São Marcos).

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos