31 MAI 2023
Com o dobro da capacidade para exames, Laboratório Municipal é inaugurado

Novos equipamentos e estrutura moderna permitirão passar de 45 mil para 90 mil exames por mês

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Valinhos foi inaugurado nesta quarta-feira (31) pela prefeita Capitã Lucimara Godoy. A população aguardava há seis anos pelo seu funcionamento no novo prédio, localizado na Rua Luiz Bissoto, nº 110, no Bom Retiro, que agora tem o dobro da capacidade de realização de exames clínicos, podendo passar de 45 mil para 90 mil ao mês.

“Nossa equipe de governo tem trabalhado para realizar entregas de serviços públicos reais. No primeiro dia de gestão vimos tudo o que estava parado e não ficamos satisfeitos com um prédio entregue vazio, muito menos a população. Então, estamos inaugurando o laboratório hoje com o serviço já em funcionamento e com essa equipe qualificada, no local adequado, nós vamos conseguir dobrar a capacidade de fazer exames. Isso significa saúde e é isso que o valinhense merece”, afirmou a prefeita.

O investimento foi de quase R$ 1,5 milhão - R$ 1.016.852,40 provenientes de convênio com o Governo Federal e R$ 463.452,82 de contrapartida da Prefeitura. A obra foi iniciada em 2017 e concluída no final de 2020. No entanto, o prédio foi entregue à época sem equipamentos, sem móveis e sem o cabeamento de energia, o que impossibilitou a instalação de rede elétrica, internet de fibra ótica e câmeras de segurança.

“Esse novo laboratório oferece exames de qualidade, inovação e tecnologia de ponta. Muito mais do que um espaço físico, ele representa um passo importante rumo ao fortalecimento da saúde preventiva e ao diagnóstico precoce de doenças”, comentou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.

No local são realizados exames dos setores de bioquímica, imuno-hormônio, hematologia, coagulação, urinálises, microbiologia e análises parasitológicas. Com a ampliação do espaço, foi possível instalar um equipamento de análises bioquímicas mais moderno e 50% mais veloz comparado ao que era utilizado no antigo laboratório, localizado no Centro de Especialidades (CEV I). Dessa forma, será possível agilizar a entrega dos resultados e dobrar a quantidade de exames realizados, caso seja necessário.

O laboratório atende a todos os exames solicitados pela rede municipal, exceto os da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que, por serem de urgência e emergência, são realizados no local.

O evento contou com a participação do superintendente da Santa Casa de Valinhos, Fernando Pozzuto, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Crivellari, além de secretários municipais e dos vereadores Gabriel Bueno e Thiago Samasso.

Local: Valinhos