01 JUN 2023
SAÚDE
Valinhos terá prevenção do câncer bucal durante o “Dia D” de vacinação neste sábado (3)

Ação acontece nas UBS’s Vila Santana, Vila Itália, Parque Portugal e Jardim Paraíso

A Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Odontologia da Secretaria da Saúde, promoverá neste sábado (3), durante o “D de Vacinação contra Covid-19 e Influenza”, avaliações de saúde bucal nos munícipes que se imunizarem, intensificando a Campanha de Diagnóstico Precoce e Prevenção ao Câncer Bucal. A ação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Vila Santana, Vila Itália, Parque Portugal e Jardim Paraíso, das 8h às 14h.

Através do exame da cavidade oral, as equipes farão análise clínica da condição bucal, além de instruções sobre higiene, prevenção e autoexame. “Muitas lesões pré-cancerosas e cânceres de boca e orofaringe são diagnosticadas precocemente pelo dentista durante consultas de rotina. Por isso, participar dessa ação é uma oportunidade muito importante para os munícipes”, afirma a diretora do Departamento de Odontologia de Valinhos, Dra Nayene Eid.

Em casos de alterações, os pacientes terão continuidade no atendimento e deverão retornar em data agendada pela unidade para reavaliação e encaminhamento ao Centro de Especialidade Odontológica (CEO), se necessário. Caso haja suspeita de malignidade, o paciente deverá ter o exame marcado com o estomatologista do CEO, sem necessidade de aguardar a reavaliação. Lá são realizadas as biópsias das lesões de boca e, se confirmado o diagnóstico de câncer, é feito o encaminhamento imediato para o tratamento. Todo o processo é realizado pela rede municipal.

Dia D de vacinação

O dia “D de Vacinação contra Covid-19 e Influenza” acontece neste sábado (3), das 8h às 17h, nas UBS’s dos bairros Vila Santana, Vila Itália, Parque Portugal e Jardim Paraíso.

Todas as doses do esquema vacinal da Covid-19 estarão disponíveis, inclusive o reforço bivalente para adultos acima de 18 anos que tenham tomado as duas doses monovalentes, com intervalo de 122 dias em relação a última aplicação. A vacina da gripe estará disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade.

Para se vacinar contra a Covid-19 é necessário apresentar documento de identidade e, se possível, os comprovantes das doses anteriores. Já para a vacinação contra a gripe é preciso levar a carteirinha.

Local: Valinhos