01 JUN 2023
SAÚDE
No Dia Mundial sem Tabaco, campanha também alerta sobre os riscos do cigarro eletrônico

Além de orientações, Prefeitura oferece tratamento por meio do Programa de Controle do Tabagismo

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu nesta quarta-feira (31) ações de conscientização em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco. Uma equipe multiprofissional levou orientações sobre os malefícios do tabagismo e do uso do cigarro eletrônico, reforçou os serviços e tratamentos oferecidos pela rede municipal e distribuiu panfletos nos Centros de Especialidades (CEV) II e III e na rodoviária. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município entregaram folders informativos com abordagem direta dos clínicos gerais aos pacientes.

O tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces pelo mundo, pois está associado a doenças como cânceres (leucemia, pulmão, oral, garganta, bexiga, pâncreas, intestino, estômago entre outros), aumento do risco cardiovascular (doenças do coração, infarto, AVC, tromboses), infertilidade, impotência sexual, osteoporose, úlceras gástricas, doenças crônicas pulmonares e uma série de outras comorbidades.

Além do cigarro tradicional, as novas formas de consumo e entrega de nicotina, que são os cigarros eletrônicos, cigarros aquecidos e narguilés, também mobilizaram os agentes de saúde durante a campanha, pois todos trazem mais quantidade de nicotina salinizada, que tem o poder de drogadição muito alto e causam dependência mais rapidamente.

“É necessário um cuidado ainda maior com crianças e adolescentes. Mesmo com a venda proibida no país, o cigarro eletrônico é comercializado ilegalmente e é considerado uma das principais portas de entrada para a iniciação no tabaco hoje em dia, principalmente pelos jovens”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.

Ele lembra que a Prefeitura de Valinhos oferece o Programa de Controle do Tabagismo, com tratamento e apoio em grupos. Atualmente, nove pessoas participam, mas de janeiro a abril deste ano cerca 60 atendimentos já foram prestados.

O programa é desenvolvido no Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado na Rua Clóvis Bevilácqua, nº 15, no bairro Jd. Bela Vista. Quem quiser mais informações ou realizar sua inscrição pode entrar em contato com o Departamento de Programas e Projetos pelo telefone (19) 3869-9500.

Local: Valinhos