02 JUN 2023
Inclusão: 1º Adapta Valinhos emociona alunos e familiares

Evento promovido pela Prefeitura reuniu 80 crianças e adolescentes em cinco modalidades

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou nesta sexta-feira (2) a 1º edição do Adapta Valinhos com a participação de 80 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Associação Cultural Educacional Social e Assistencial (ACESA).

Os ambientes esportivos do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Pq. da Festa do Figo) foram palco de emoção. Gilsielen Aparecida de Barbosa Oliveira, 34 anos, moradora do Jardim Maracanã, é mãe de Diogo, de 10 anos, e vibrou com o projeto. “Num evento como esse, as crianças sentem-se em casa, pois estão com seus amigos que também têm limitações. Então, não existe o olhar julgador de outras pessoas. Eles ficam muito felizes”, declara. Diogo confirmou. “Estou muito feliz em participar. O esporte que eu mais gostei foi o basquete”.

Além do basquete em cadeira de rodas, teve bocha, futebol e parabadminton. Cuidadores, professores e demais profissionais que acompanharam o Adapta Valinhos aprovaram a iniciativa. “Podemos ver a alegria da descoberta deles em vivenciar atividades diferentes. Eventos assim são fundamentais para o aumento da inclusão, do acolhimento escolar e para a aceitação própria. Aqui eles puderam superar as dificuldades de suas limitações”, explica Márcia Tavares de Castro Pereira, professora de educação física da rede municipal de Valinhos.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o acesso ao esporte, o secretário Felipe Zani adianta que futuras edições do Adapta Valinhos já estão em estudos pela Secretaria de Esportes e Lazer em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.