A Prefeitura de Valinhos iniciou nesta segunda-feira (27) o Programa Valinhos Mais Iluminada que resultará na modernização completa do parque de iluminação pública, garantindo mais eficiência, economia, sustentabilidade e segurança em toda a cidade.
O investimento será de R$ 54 milhões para a troca e instalação de 11,1 mil pontos de LED em dez regiões, começando pelo Cecap. A previsão é que os trabalhos sejam executados em até oito meses.
“Com o Valinhos Mais Iluminada investiremos na iluminação com eficiência em toda a extensão da nossa cidade, onde as antigas luminárias de sódio serão substituídas pelo LED, além das expansões da rede e revitalização de diversos pontos. A noite vai parecer dia, garantindo ainda mais segurança”, enfatiza a prefeita Lucimara Godoy.
No quesito quantidade, o novo contrato, assinado no último dia 5, é 40% superior relação ao contrato anterior, que previa 8 mil pontos de LED. Para isso, serão desenvolvidos projetos para as principais praças dos bairros, priorizando aquelas com equipamentos de lazer e uso constante pela comunidade. Também serão priorizadas as áreas que necessitam de iluminação pública para melhorar as condições de segurança do entorno. Os loteamentos fechados, bolsões de segurança e condomínios também estão previstos no cronograma de trabalho.
ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE
Além de impactar na segurança, mobilidade e qualidade de vida da população, a opção pelo LED gera economia de, no mínimo, 50% em comparação com a lâmpada de sódio. Outra vantagem é a sustentabilidade, pois o sistema mais moderno permite redução da emissão de gases.
A vida útil é de 70 mil horas e a eficácia é 63,75% superior a convencional. “Além de mais tempo de utilização, são mais vantajosas porque não queimam com frequência e permitem economizar 18,18 kWH em comparação com as demais”, acrescenta o secretário Mario Ivo Mengon.
TECNOLOGIA
O Programa Valinhos Mais Iluminada também prevê o sistema de telegestão da iluminação, uma solução de gerenciamento de luminárias individualmente ou em grupos nas ruas, praças ou cidades.
A tecnologia permite o monitoramento e o controle à distância e em tempo real da operação de toda a rede de luz. Também está prevista a utilização de luminárias inteligentes, com controle remoto de luminosidade e dimerização, permitindo a adequação da iluminação às necessidades de cada local.