Com investimento de R$ 1,5 milhão, proveniente do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), a Prefeitura de Valinhos entregou na manhã deste sábado (29) a revitalização da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), localizada na Avenida Gessy Lever, sentido bairro Lenheiro. Implantada em 14 de março de 2014, a unidade de saúde aguardava por mais de 10 anos por reformas. Serão beneficiados diretamente cerca de 12 mil pacientes atendimento por mês.
“Cuidar das pessoas exige coragem, porque pessoas não são números. E tivemos a coragem em revitalizar toda a estrutura predial da UPA, porque os moradores merecem um local adequado para que possam receber um atendimento humanizado”, disse a prefeita Lucimara Godoy.
Iniciada em novembro do ano passado, quando o telhado foi revisado, a obra teve a segunda parte concluída neste mês. Entre as melhorias estão, o novo refeitório e laboratório, além de banheiros e salas de procedimentos.
Segundo a Secretaria da Saúde, já entre as novidades implantadas na UPA está a Sala de Acolhimento Familiar, destinada às famílias e pacientes que apresentam casos mais graves. Além disso, a fachada foi totalmente repaginada, houve a reformulação da Sala Vermelha (emergência) e ampliação da Sala Amarela, com quatro novos leitos de observação.
PRIMEIRA ETAPA DA OBRA
A primeira etapa foi concluída e entregue no dia 26 de abril, quando os usuários passaram a contar com nova fachada, novas salas e consultórios. Entre eles, uma sala para a Guarda Civil Municipal (GCM); uma sala de espera para recepção, com capacidade para 42 pessoas; uma sala de recepção, após a triagem, com acomodação para mais 24 pessoas; uma sala para espera de classificação; duas salas de classificação; duas salas de espera médica; quatro consultórios clínicos; um consultório para ortopedista; uma sala de imobilização; um consultório coringa; uma sala de espera para medicação; uma sala de medicação; uma sala de serviço social; e uma sala de administração.
Na parte superior, 100% do piso foi trocado, com a substituição de pavimento vinílico por porcelanato. A pintura interna também foi renovada. No piso térreo foi realizada alteração de todo o layout, também com troca de todo piso e instalação de novos equipamentos de ar-condicionado e nova mobília.
Além disso, as portas de madeira com batentes foram substituídas, assim como as torneiras clínicas, as luminárias, os interruptores e as tomadas. As paredes internas também receberam repintura e os revestimentos cerâmicos passaram por rejuntamento e foram instaladas bate-macas nos corredores.