Primeira ação ocorreu no Cemitério e a próxima será realizada neste sábado (9), no Centro de Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, participa a partir da próxima segunda-feira (11) até o dia 16 de novembro da Semana Estadual de Mobilização Social para Combate as Arboviroses no Estado de São Paulo. A ação ocorre em função do cenário epidemiológico das arboviroses referente ao primeiro semestre de 2024 e considerando a possibilidade de que em 2025, possam acontecer novamente epidemias de Dengue devido a infestação do vetor, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika.
Segundo a Secretaria da Saúde, este foi um ano considerado atípico devido ao alto número de casos de dengue registrados em Valinhos, sendo 6.072 casos positivos e 15 óbitos por dengue.
AÇÕES
A equipe de Controle de Vetor iniciou as ações de mobilização social no último dia 2, Dia de Finados, com abordagem de pessoas que estiveram no Cemitério São João Batista. O objetivo foi alertar quanto a importância de não deixarem água parada para evitar a proliferação do vetor transmissor da dengue.
A segunda ação ocorrerá neste sábado (9) no Centro da cidade, com o pedágio em alguns semáforos e entrega de material educativo aos motoristas e passageiros. As abordagens serão realizadas por Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.
Já a programação para os próximos dias 11 a 16 incluirá a intensificação das visitas domiciliares aos imóveis em áreas em que houve mais casos de dengue neste ano, além da incrementação da mobilização social, com palestra em algumas escolas e em grandes comércios da cidade, com alta circulação de pessoas.
Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos-sp