
O trabalho de sensibilização com relação à febre maculosa tem sido uma constante na Secretaria da Saúde. Nesta terça-feira, dia 8, foi promovida uma palestra para moradores do Bairro Recanto dos Pássaros. Já na quarta-feira, dia 9, ocorreu uma capacitação para médicos e enfermeiros da rede pública, Santa Casa e Hospital Galileo. As duas ações foram realizadas no CETS (Centro de Treinamentos em Saúde), na Vila Santana, reunindo mais 77 pessoas.
Segundo a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Carina Missaglia Dias, a palestra foi solicitada pelos próprios moradores do bairro e ministrada pela médica veterinária Jeanette Trigo Nasser. "Foi um excelente momento para esclarecer dúvidas quanto à febre maculosa e reforçar as medidas preventivas a serem adotadas para evitar essa doença", disse a médica.
Já a capacitação para os profissionais de saúde tem sido frequente. Participaram do evento 68 profissionais. A diretora Carina fez a abertura do evento, destacando a situação do município, que e cortado por vários córregos e rios, onde há a presença de capivaras e condições favoráveis para o carrapato estrela, vetor da bactéria Rickettsia rickettsii, causadora de febre maculosa.
A diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Claudia Maria dos Santos Silva, apresentou os dados epidemiológicos da doença no município. E o médico infectologista, Rodrigo Angerami, falou sobre a doença.
Carina lembra que o Departamento de Saúde Coletiva realiza um trabalho pioneiro de prevenção à febre maculosa. "Temos uma equipe multidisciplinar para tratar especificamente desta doença".
Prevenção
As pessoas podem evitar a febre maculosa não frequentando lugares infestados por carrapatos. Na impossibilidade, deve-se proteger o corpo da melhor maneira possível e se autoexaminar em intervalos de três horas à procura de carrapatos. De qualquer forma, estar informado sobre a doença é fundamental.
Os principais sintomas da febre maculosa são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e manchas avermelhadas na pele. Em um estágio mais avançado, septicemia, complicações pulmonares, renais, neurológicas, vasculares, desidratação, coma e óbito. O período de incubação é de dois a 14 dias. Não se deve esperar todos os sintomas para procurar o serviço médico, basta apresentar febre sendo fundamental informar que foi picado por carrapato recentemente ou esteve em local com carrapatos. A febre maculosa tem cura, mas é importante que seja tratada a tempo, por isso a importância de informar o médico de ter sido picado por carrapato.
VAMOS EVITAR:
1. A Febre Maculosa é popularmente conhecida por Febre do Carrapato.
2. Informe sempre o médico se você foi picado por carrapato e está com Febre constante sem causa conhecida
3. Não vá a lugares onde haja carrapatos, sem necessidade.
4. Examine seu corpo a cada 2 (duas) horas quando for a lugares com infestação de carrapatos
5. Lembre-se de que a doença pode aparecer depois de 2 a 14 dias da picada do carrapato.
6. Mantenha seus animais presos em lugar adequado, eles podem levar carrapatos para sua casa.
7. Não é necessário se alarmar apenas com a picada do carrapato, mas fique atento se tiver febre, mal estar, dores no corpo, parecendo gripe.
8. Febre Maculosa ou "febre do carrapato" tem cura, mas dizer ao médico que foi picado por carrapato é o mais importante.
9. Preste Atenção! O Micuim é o carrapato em fase de crescimento,ele transmite a doença, e é mais difícil de ser notado, pois é muito pequeno.
