
A Secretaria da Saúde iniciou nesta segunda-feira, dia 7, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa por Sintomáticos Respiratórios de Tuberculose. A atividade será realizada até o próximo dia 19 em todas as UBS's (Unidade Básica de Saúde) e casas de repouso do município. A proposta é orientar as pessoas sobre a prevenção e também encontrar possíveis portadores da doença e oferecer o tratamento adequado.
Apesar de ser curável com medicamentos fornecidos gratuitamente pela rede pública, um grande número de pessoas ainda morre por tuberculose. A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada por uma bactéria chamada "bacilo de Koch", e sua transmissão ocorre através do ar.
Enfermos não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ar tossindo, falando ou espirrando. Estas bactérias podem ser inspiradas por pessoas saudáveis levando ao adoecimento. Os principais sintomas são: tosse (por mais de 15 dias), febre (mais comum ao entardecer), perda de apetite, emagrecimento, suores noturnos e cansaço fácil.
Uma vez feito o diagnóstico, o problema é a duração do tratamento. O doente tem que tomar uma medicação diariamente, por um período de seis meses. Depois de algumas semanas, ele já se sente bem e tende a abandonar os medicamentos. Ocorre que o tratamento irregular pode levar ao aparecimento de resistência aos medicamentos, os sintomas podem voltar e a doença vai ficando mais difícil de curar.
Em Valinhos, atualmente 16 pessoas estão em tratamento da tuberculose. Pessoas com suspeita da doença devem procurar a UBS mais próxima de sua casa. O tratamento gratuito é feito CEDIC (Centro de Doenças Infectocontagiosas) na Avenida Brasil, 144, Vila Santana.
