
O prefeito Marcos José da Silva anunciou durante a Conferência Municipal da Educação, no último dia 11, que, a partir do ano que vem, as creches municipais vão atender as crianças por um período de 12 horas, ou seja, das 7 às 19 horas. Atualmente as crianças permanecem nas creches das 7 às 15 horas. O período integral estendido atende a uma das propostas apresentadas na Conferência.
A Conferência Municipal da Educação foi realizada pela primeira vez no município com o objetivo de aprovar o Plano Municipal da Educação, que vai definir as políticas públicas na área para os próximos 10 anos. O documento base foi elaborado por uma comissão de educadores, nomeada por decreto do Executivo, e 60 delegados (profissionais e representantes de instituições ligadas às áreas de educação, conselhos municipais, secretarias municipais e outras entidades), que foram eleitos em setembro do ano passado. Desde então, essa grupo trabalha nas propostas, que foram apresentadas no último dia 11.
O prazo para a implantação do plano será de até 10 anos, mas o prefeito contou que, pelo fato de muitas mães o procurarem dizendo que trabalham até as 18 ou às 19 horas e não podem sair antes para buscar o filho na creche, tomou a decisão de implantar a partir do ano que vem o período integral estendido, que era uma das propostas.
A partir do ano que vem as creches atenderão das 7 da manhã até as 19 horas, ou seja, as crianças poderão ficar por até 12 horas nas unidades municipais. Com isso, Valinhos será a terceira entre as 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a ter 12 ou mais horas de funcionamento de creches. As outras são Santo Antônio da Posse e Monte Mor, funcionando por 12h30 e 12 horas respectivamente.
Para realizar a medida, o horário de trabalho das cerca de 130 ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) também será mudado. A carga será reduzida de oito horas para seis, porém os vencimentos serão mantidos. O expediente será dividido em dois períodos, das 7 às 13 horas e das 13 às 19 horas.
