03 DEZ 2010
Inscrição para votar em membros do Conselho Tutelar vai até esta sexta-feira

Representantes de entidades, associações, instituições e da comunidade interessados em votar nos novos membros do Conselho Tutelar deverão fazer inscrição até esta sexta-feira, dia 29. O cadastramento está sendo realizado desde o último dia 21, na Casa dos Conselhos ( localizado na Rua 31 de Março, s/n, Vila Boa Esperança, Praça Anny Carolyne Bracalente), mediante apresentação de RG e Título de Eleitor.
A eleição dos novos integrantes do Conselho Tutelar está sendo coordenada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O CT é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Os candidatos a conselheiro tutelar inscritos para participar do processo de eleição devem preencher os requisitos: idoneidade moral; idade superior a 21 anos; residir em Valinhos há mais de dois anos; estar em gozo dos direitos políticos; ter experiência comprovada de, no mínimo, 24 meses em atividades na área de assistência à criança e ao adolescente; ter 3º grau completo (nível superior); e se submeter a uma prova sobre conhecimentos sobre o ECA e um Exame Psicotécnico, ambos de caráter eliminatório, e passar por uma entrevista.
O conselheiro tutelar recebe honorários no valor de R$ 1.650,00 em regime de prestação de serviço autônomo, ou seja, sem vinculo empregatício. Os membros do Conselho organizam as suas atividades por meio de um Regimento Interno. Os novos conselheiros serão empossados no dia 5 de março e iniciam os trabalhos no dia 16 de março. A sede do Conselho Tutelar fica na Avenida Independência, 695, no Centro, telefone 3869-1122.
O edital completo do processo eleitoral do Conselho Tutelar de Valinhos, assim como as responsabilidades dos membros, podem ser conferidas no Boletim Municipal nº 1165, do dia 21 de janeiro de 2010, ou ainda pelo site www.valinhos.sp.gov.br, no link “Imprensa”. Mais Informações pelo telefone 3859-9191 ou 3859-1584 ou pelo e-mail casadosconselhos@valinhos.sp.gov.br.