03 DEZ 2010
Alci Previtale e Yoshinobu Kusse saem na frente na exposição de frutas

Os produtores Alci Roberto Previtale e Yoshinobu Kusse saíram na frente no primeiro final de semana da Exposição de Frutas da 61ª Festa do Figo e 16ª Expogoiaba, que prossegue até 31 de janeiro no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”. Na categoria figo roxo, Alci ficou em primeiro lugar, com 196 pontos. A segunda posição foi para Márcia Bottura Previtalle, com 180 pontos, e a terceira, para Thiago Trombeta, com 179. Na modalidade goiaba vermelha, Kusse faturou a primeira posição, com 118 pontos. O segundo lugar foi para Geni dos Santos Catelan, com 115, e o terceiro, para Atushi Toriy. Kusse também foi o primeiro e único colocado na categoria goiaba vermelha.
Uva niagara rosada é outra categoria da Exposição de Frutas. Os três primeiros colocados foram Ricardo Pagotto, com 80 pontos; Moisés Pagoto, com 78; e Guilherme Pagoto, com 76. Entre os participantes da exposição também foram concedidas 12 menções honrosas e escolhido o painel da semana, que ficou com os Irmãos Percechito.
As frutas estão sendo julgadas por uma comissão formada por agrônomos e fruticultores. O primeiro julgamento foi realizado na abertura da festa no último dia 15, sexta-feira. A exposição conta este ano com a participação de mais 40 agricultores.
Os agricultores premiados na Exposição de Frutas serão contemplados com troféus, equipamentos e insumos agrícolas. A premiação, ainda sem data para ocorrer, é uma parceria do Sindicato Rural de Valinhos com a Associação Agrícola de Valinhos e Região e a Comissão Organizadora da festividade.

Novo Local
Este ano a exposição e venda de frutas está sendo realizada em novo local, na arena onde nas últimas edições da Festa do Figo e Expogoiaba funcionou a Vila Italiana. Conhecido como redondel, o espaço é 300 m² maior que o antigo pavilhão de madeira. O novo local está abrigando também os leilões de frutas realizados aos domingos.
Para maior conforto dos visitantes e agricultores, a Comissão Organizadora equipou o local com aparelhos de ar condicionado e climatizadores. “Nosso objetivo foi levar o espaço para próximo da entrada do Parque Municipal e oferecer ao público uma nova opção de visitação, com mais conforto e mobilidade”, destacou o presidente da Comissão Organizadora, Jorge de Lucca.
Para deixar o espaço mais atraente, foi aberto um novo portão na entrada da tenda, junto à Avenida Joaquim Alves Corrêa, que fica localizada cerca de 100 metros abaixo da entrada principal. Por esta entrada os ônibus desembarcam os turistas de outras cidades, que têm a opção de acessar em primeiro lugar a tenda de frutas.
A tenda tem 1.800 m², 300 a mais que o pavilhão treliçado de madeira, que passou a abrigar um restaurante típico e venda de doces. O piso é de madeira para maior conforto dos visitantes.

Aprovação
Para o presidente do Sindicato Rural de Valinhos, Adilson Roncaglia, a novidade foi bem recebida pelos agricultores. Adilson observou que com a mudança de local, os agricultores têm um espaço melhor para descarregar seus produtos, isso porque o acesso passou a ser feito pelo portão localizado na Avenida Joaquim Alves Corrêa. “Os agricultores têm menos embaraço com a descarga, porque no portão da Rua Fernando Leite Ferraz, todos os produtos entram na festa por ali”, disse.