03 DEZ 2010
Valinhos é o 2º da RMC em expansão do parque industrial

Valinhos é o 2º município da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no ranking dos melhores índices de expansão do parque industrial, com a ampliação de 27,5%, de 2003 a 2008, saindo de 549 unidades para 700, ou seja, 150 novas indústrias. Os números são baseados em dados da (RAIS) Relação Anual de Informações Sociais do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Indaiatuba aparece em 1º lugar com 278 novas indústrias e aumento de 32,67%. A terceira posição é de Holambra, que ganhou mais oito empresas, e registrou 26,67% a mais de fábricas. Campinas, de acordo com levantamento da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) recebeu em seis anos 350 novas indústrias. Entretanto, a taxa de crescimento foi de 10,95%.
No balanço geral da RMC, os últimos seis anos tiveram um salto de 10.733 unidades industriais para 12.650 plantas, uma variação de 17,86% no período. O fato de ganhar 1.917 novas fábricas, de 2003 a 2008, representou um crescimento médio de 3,34% ao ano. Os números revelam que foram abertas 27 unidades por mês e quase uma por dia na região.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turístico, Carlos Tosto, o PRODEVAL (Programa de Desenvolvimento Econômico de Valinhos), que foi criado pelo prefeito Marcos José da Silva em agosto de 2005, tem sido um dos principais atrativos para a instalação de novas empresas em Valinhos. “Isso em função dos benefícios oferecidos, como a redução da alíquota de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) no caso específico do ramo de prestadores de serviços”, explica. Ele acrescenta no entanto, que outros atrativos do município também contribuem para despertar o interesse de empresários em Valinhos, como qualidade de vida, localização privilegiada e oferecimento de mão de obra especializada.
Ainda sobre o PRODEVAL, o secretário relata que desde a criação do programa até hoje, 44 empresas já obtiveram os benefícios (dentre 90 que se inscreveram). Das empresas beneficiadas, 30 vieram de fora e 14 ampliaram suas instalações. Atualmente, 12 empresas estão em fase de implantação por meio do programa, que inclusive já foi alvo de interesse de várias administrações municipais da região.
Tosto cita que em 2009 entre várias novas empresas que vieram para Valinhos estão seis de representatividade no mercado internacional, nacional, estadual e regional. São elas: Kleffman & Partner Comércio Mercadológico e Representação, Toledo do Brasil Indústria de Balanças, MDL do Brasil Indústria e Comércio de Plásticos, Vermeer Brasil, Sul Corte e Eletroglass Tempera Indústria de Vidros.
“Essa empresas, além de colocar Valinhos no segundo lugar do ranking regional, têm sido fatores determinantes para a geração de emprego e renda. No que se refere aos reflexos na arrecadação, principalmente no que diz respeito ao ICMS, isso se dará daqui a uns três anos”, destaca Tosto. O secretário diz estar muito otimista com a vinda para a cidade de outras empresas de peso nos mercados internos e externos. Ele relata que sete novas unidades empresariais já estão confirmadas. São elas: Anaeróbicos do Brasil e Solplas Indústria de Plástico, ambas do Grupo ITW Delplast do Brasil, que deverão entrar em operação em fevereiro de 2010; Thermix Tratamento Térmico e Metais; GGD Metals; Rotarex Group; Andorinha Distribuição de Medicamentos; e CTIS, que atua nos segmentos de tecnologia de informação e gráfico .

Logística
O prefeito Marcos diz que Valinhos ficou estagnada por pelo menos uma década no tocante ao desenvolvimento industrial. “Pior do que isso, além de não crescer estava perdendo empresas e receita para outras cidades. Em 2005 criamos o PRODEVAL, daí tudo começou a mudar. Mas, mesmo com toda essa transformação e avanço, já estamos sentindo que o PRODEVAL está se esgotando após cinco anos de sua vigência, por isso precisamos de novas investidas, de novos projetos, para enfrentar o crescimento de outras cidades, principalmente no setor logístico. Diante disso já estamos elaborando os mecanismos legais e necessários para exploração desse setor, que tem se apresentado como a principal vocação na região e a que mais faz aumentar os índices de arrecadação dos municípios”, complementou o prefeito Marcos.
Em função disso o prefeito Marcos enviou à Câmara Municipal em dezembro de 2009 projeto de lei que propõe a criação de uma área destinada às atividades de logística e todo o apoio necessário para o desenvolvimento do setor. Esta área, de 6,2 milhões de metros quadrados e de propriedade particular, fica na região do bairro da Reforma Agrária, próximo a Rodovia dos Bandeirantes, fazendo divisa com o município de Vinhedo e com acesso à Rodovia Miguel Melhado Campos, que liga Vinhedo ao aeroporto de Viracopos. A área, de propriedade particular, é totalmente improdutiva e um de seus proprietários, o ex-governador Orestes Quércia, relatou ao prefeito Marcos que pretende implantar um condomínio de galpões industriais que poderá gerar cinco mil empregos.
O projeto para a implantação do polo logístico, já passou por conselhos técnicos e audiência pública na Prefeitura, e agora será analisado pelos vereadores. O documento propõe a alteração da lei zoneamento e parcelamento do solo da área do bairro, que hoje é essencialmente agrícola.
Marcos entende como salutar essa questão da necessidade de áreas destinadas as atividades industriais e logísticas. Neste sentido, pediu empenho das secretarias municipais para a viabilização de projetos específicos para esta finalidade. Em 2008, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, regularizou o Condomínio Industrial Portal da Anhanguera, no bairro Macuco, próximo a Central de Distribuição do Correio e Telégrafos. Atualmente, a mesma secretaria está analisando a aprovação do projeto de mais um Condomínio Industrial, também no bairro Macuco, próximo a Eaton.