03 DEZ 2010
Tem início os Jogos Escolares

Os Jogos Escolares de Valinhos começam nesta sexta-feira, dia 1º, e prosseguem até o dia 8 de outubro. A cerimônia de abertura foi realizada as 8h30, no Ginásio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”. O evento foi aberto ao público e incluiu na programação: desfile das delegações, execução do Hino Nacional, palavra de autoridades, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica, além de uma apresentação de kung fu da Academia Shaolin. Estiveram presentes a solenidade o prefeito Marcos José da Silva o vice-prefeito, engº Moysés e os vereadores Tunico e Aguiar.
As competições iniciaram na seqüência da abertura em cinco espaços esportivos do município, Complexo Esportivo “Eledir Rosa de Amorin”, Pavilhão Industrial e Ginásio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”, ambos localizados no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, Ginásio Municipal “Clemente José Marchiori”, no bairro Vila Santana e da ADC (Associação Desportista Classista) Rigesa.
Uma promoção das secretarias de Esportes e Lazer e Educação os Jogos Escolares contarão com 16 escolas participantes, entre municipais, estaduais e particulares. Estarão competindo cerca de 2,2 mil atletas, em nove modalidades, divididas em duas categorias, mirim e infantil, na faixa etária de 11 a 15 anos, em ambos os sexos. São elas: Atletismo, Basquetebol, Damas, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Trio e Xadrez. É importante lembrar que durante as competições, entre os dias 4 e 8 de outubro, as atividades das escolinhas municipais estarão suspensas, com exceção da natação.
Uma versão dos Jogos Estudantis, a competição voltou a ser realizada na cidade na primeira gestão do prefeito Marcos José da Silva em 1989, e depois de não ser promovida pelo governo anterior em 2004, foi retomada em 2005, primeiro ano da atual administração. Desde então, o evento foi realizado todos os anos, exceção do ano passado quando teve que ser cancelado devido a epidemia de gripe suína.
"Esse foi um projeto que coloquei em prática em minha administração em 1989 e retomei com muito gosto em 2005, quando reassumi a Prefeitura. Infelizmente tivemos que cancelá-lo no ano passado, assim como fizemos com outros eventos, por conta de um corte no orçamento gerado pela crise econômica mundial. Tivemos que cancelar eventos sob pena de ultrapassar o nosso orçamento. Mas agora, com a situação econômica normalizada, pudemos retomar a realização dos jogos escolares, assim como fizemos com outras ações", explica o prefeito Marcos.

Novidade
Em março deste ano durante a reunião com os educadores o secretário de Esportes e Lazer, Danilo Sorroce, anunciou uma novidade para edição dos Jogos Escolares deste ano, que é a implantação dos chefes de delegação. “A medida visa melhorar a organização do evento e consequentemente o nível das competições”, explica.
Segundo o secretário de Educação, Zeno Rudell, os chefes de delegação serão nomeados pelos diretores das unidades de ensino e ficarão responsáveis pelo entendimento entre as escolas e as secretarias.