03 DEZ 2010
Jogos Escolares são abertos com a participação de 16 escolas e 2,2 mil atletas

Os Jogos Escolares de Valinhos foram abertos pelo prefeito Marcos José da Silva no último dia 1º, sexta-feira, no Ginásio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”, com a apresentação das 16 escolas participantes, entre municipais, estaduais e particulares, envolvendo 2,2 mil atletas. A solenidade de abertura contou também com a presença do vice-prefeito engº Moysés, dos vereadores Aguiar e Tunico, dos secretários de Esportes e Lazer, Danilo Sorroce, e da Educação, Zeno Ruedell, além de educadores e pais. Os jogos prosseguem até esta sexta-feira, dia 8.
O prefeito agradeceu a participação das escolas nos Jogos Escolares, que foi retomado por ele em 1989 em seu primeiro mandato. “Voltei à Prefeitura em 2005 e esse evento já não existia mais. Fiz questão de retomá-lo e só no ano passado não pudemos realizá-lo por conta da epidemia de gripe A. É um grande evento educacional e esportivo”, disse, desejando bons jogos a todos.
Já o secretário de Esportes e Lazer ressaltou que os jogos este ano estão vindo com muito mais força e entusiasmo. “Esporte é cidadania, esporte é saúde”, acrescentou. O secretário da Educação agradeceu a adesão das escolas ao evento. “De nada adiantaria todo esse trabalho de organização se não houvesse a participação das escolas”.
A atleta de tênis de mesa, Kelly Calheirana Soati, aluna da EE José Leme do Prado, comandou o juramento dos atletas. Já o também atleta de tênis de mesa, Fernando Henrique Carvalho, da EE São Marcos, acendeu a pira olímpica, um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Encerrando a solenidade, alunos da Academia Shaolin de Kung fu fizeram apresentações artísticas e de luta marcial.

Início dos jogos
Após o encerramento da cerimônia de abertura, as competições tiveram início em cinco espaços esportivos do município, Complexo Esportivo “Eledir Rosa de Amorin”, Pavilhão Industrial e Ginásio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”, ambos localizados no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, Ginásio Municipal “Clemente José Marchiori”, no bairro Vila Santana e da ADC (Associação Desportista Classista) Rigesa.
Os Jogos Escolares estão sendo disputados em nove modalidades, divididas em duas categorias, mirim e infantil, na faixa etária de 11 a 15 anos, em ambos os sexos. As modalidades são Atletismo, Basquetebol, Damas, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Trio e Xadrez.