03 DEZ 2010
Prefeito assina convênios de R$ 900 mil com o Estado

O prefeito Marcos José da Silva assinou no Palácio dos Bandeirantes nesta semana quatro convênios com o Governo Estadual no valor de R$ 900 mil. Nesta segunda-feira, dia 14, a cidade foi contemplada com R$ 300 mil para a construção da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) do Jardim América II, R$ 150 mil para a cobertura da quadra do bairro Jardim São Luiz e R$ 300 mil para recapeamento asfáltico de dois trechos de ruas na Vila Faustina. Já nesta quarta-feira, dia 16, foi assinado o convênio de R$ 150 mil para urbanização da Praça Jardim América II.  Somando o valor da contrapartida a ser paga pela Prefeitura nas quatro situações, o valor das obras ultrapassa R$ 1 milhão.

A cobertura da quadra poliesportiva do Jardim São Luiz vem sendo pleiteada pelo prefeito desde abril deste ano, quando Marcos esteve com o subchefe da Casa Civil, Ruben Cury, juntamente com os vereadores Paulo Montero, Tunico, Aguiar, Fábio Damasceno e Scupenaro. Na ocasião, o subchefe Cury, em nome do secretário da pasta, Aloísio Nunes Ferreira, confirmou a aprovação de verba de R$ 150 mil e solicitou que a Prefeitura apresentasse o projeto.

Marcos lembrou que a quadra poliesportiva do bairro foi uma das primeiras a ser construída em sua segunda gestão, em 2006, com verba do próprio Governo Estadual. “Na ocasião, conseguimos R$ 150 mil para construção de três quadras, entre elas a do Jardim São Luiz (as outras foram no Jardim Universo/Morada Sol e Parque Portugal). E agora saiu mais essa ajuda do governo Serra para o bairro”.

O prefeito também assinou o convênio para recapeamento de trechos da Rua Humberto Frediani e da Avenida Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, na Vila Faustina, que prevê investimentos na ordem de R$ 422 mil (R$ 300 mil de repasse e R$ 122 mil de contrapartida). O projeto, que teve intermediação do deputado federal, Guilherme Campos, contempla também além da troca de solo e recapeamento, serviços complementares como sinalização de trânsito e projeto paisagístico. A obra faz parte da mudança no trânsito iniciada pela Prefeitura na Rua Campos Salles, para direcionar os veículos provenientes da região do Jardim São Marcos que trafegam sentido Centro.

Outra obra contemplada pelo Governo do Estado foi a urbanização da Praça Geraldo de Salles Pupo, no Jardim América II. A verba de R$ 150 mil foi conseguida por intermédio do deputado estadual Jonas Donizette. A obra contempla pisos e pavimentação, colocação de bancos, grades de proteção, instalação de playgroud, parte de jardinagem e outros serviços complementares.

Segundo o prefeito Marcos, as obras são de grande importância para a cidade e chegam em boa hora. “Faltam poucos dias para o Natal e isso vem como presente para a cidade. Conseguimos melhorias para três importantes áreas, a Educação, o Esporte e Lazer e o Trânsito, juntamente com a Infraestrutura. Foi um ano difícil, mas conseguimos bons convênios, tanto com o Governo Federal quanto com o Estadual. Isso nos deixa muito felizes”, afirmou.

Jardim América II ganhará nova escola

Dentre os três convênios assinados pelo prefeito Marcos José da Silva com o Governo Estadual nesta segunda-feira, dia 14, está o da construção da EMEF do Jardim América II. A obra na verdade será uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, pois a verba que as duas esferas irão liberar é na ordem de R$ 300 mil cada.

A nova escola começou a ser pleiteada no início deste ano, com a participação do deputado estadual Chico Sardelli. No início, a verba indicada pelo deputado de R$ 150 mil seria destinada à construção de quatro salas de aula para a EMEI do bairro. Contudo, no decorrer do processo, o prefeito Marcos conseguiu com o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, outros R$ 150 mil e optou-se por construir uma EMEF, uma vez que a ampliação do prédio da EMEI seria impossível devido à falta de espaço físico.

“Na verdade, a construção da EMEF será uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, pois o município entrará com outros R$ 302 mil para a construção. Ou seja, uma verba que era para ser inicialmente de R$ 150 mil, a meu pedido passou a R$ 300 mil e, com a nossa parte, ultrapassará os R$ 600 mil. Será um investimento e tanto que faremos na Educação”, explicou Marcos.

O novo prédio será construído na Rua Marino Antonio Farroti Polidoro e terá 571 metros quadrados, divididos entre cinco salas de aula, pátio, sala de informática, biblioteca, parte administrativa, cozinha e banheiros para alunos, professores e portadores de deficiência física.