26 AGO 2014
Valinhos inicia Torneio de Tênis de Campo neste sábado no CLT

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, dará início ao VI Torneio de Tênis de Campo neste sábado (30), das 8 às 18 horas, nas quadras do Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) 'Ayrton Senna da Silva', no Jardim Pinheiros.

O campeonato envolverá a participação de 150 tenistas, na faixa etária de oito a 60 anos, que são alunos da Secretaria de Esportes e Lazer. A competição, que prosseguira até 6 de dezembro, com provas aos finais de semana, será dividida em 12 categorias, seis masculino e seis feminino.

Regras do jogo – O Tênis de Campo, ou simplesmente tênis, é um esporte que teve origem na Inglaterra. É praticado em quadras de diferentes superfícies (saibro, sintéticas, cimento ou grama) que podem ser cobertas ou não (geralmente são descobertas).

Participam no jogo dois atletas ou duas duplas. A quadra é dividida por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola com uma raquete para o lado do adversário.

Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra.

O tênis possui um específico sistema de pontuação que subdivide o jogo em games e sets. Explicando superficialmente, cada game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-6-set).

Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar. No tênis de competição, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo.