25 AGO 2014
Pais de alunos elogiam qualidade dos uniformes escolares fornecidos pela PMV

"Nunca os uniformes fornecidos pela Prefeitura foram de tão boa qualidade como desta vez. Além disso, teve a opção de short saia para as meninas, que é muito mais bonito", avaliou Marta Zanote Lopes, mãe das alunas Letícia, 9 anos, e Lívia, 8 anos, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 'Carlos Carvalho Vieira Braga', localizada no Jardim Pinheiros.

Marta, que retirou os novos uniformes no último sábado (23), também elogiou o esquema montado pela municipalidade para a distribuição dos kits. "Estava bem organizado, e a entrega foi rápida", afirmou.

A mãe das alunas contou que vai usar o dinheiro que gastaria com a compra dos uniformes em outras coisas para a família. "É uma boa economia, e ajuda principalmente quem não tem condição de comprar", complementou.

Marilda Mendes da Silva, mãe do Gabriel, de 10 anos, também aluno da EMEB 'Carlos Carvalho Vieira Braga', elogiou o fato de a Prefeitura ter escolhido um final de semana para fazer a entrega dos uniformes. "Facilitou para os pais que trabalham durante a semana", disse.

A mãe de aluno também considerou positivo o fato de a Prefeitura ter montado postos de troca durante a distribuição dos kits de uniforme. "Os pais puderam conferir se o tamanho era o adequado e, se não fosse, trocar na hora", salientou.

Verônica Fávaro, tia da aluna Ana Karolyna Santos Fávero da mesma EMEB, elogiou a cor azul marinho dos novos uniformes e a qualidade da malha da camiseta. "É um material bom, que quase não amaça", ressaltou. Já a aluna Karolyna gostou da nova opção do short saia. "O shorts era muito curto, e a saia fica bem mais bonita e feminina", disse.

Força tarefa - A Prefeitura montou um esquema especial para a entrega dos kits de uniformes escolares no último final de semana (23 e 24), das 9 às 14 horas, no Ginásio Municipal 'Vereador Pedro Ezequiel da Silva', envolvendo mais de 50 servidores. Ao todo são mais de 11 mil alunos contemplados, desde a creche até o 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Para facilitar a locomoção dos pais até o Ginásio Municipal, a Prefeitura solicitou à empresa permissionária do transporte coletivo a colocação de uma linha especial de ônibus, saindo a cada 20 minutos do Terminal Rodoviário. Vários pais aproveitaram para utilizar o transporte.

O prefeito Clayton Machado e o vice-prefeito Luiz Mayr Neto estiveram no Ginásio Municipal durante a distribuição dos kits de uniformes e conversaram com os pais. "A Educação é prioridade em nosso Governo e são muitas as melhorias na área. Estamos investindo na formação continuado dos professores e em tecnologia para as escolas. Queremos que Valinhos tenha uma Educação cada vez melhor", disse o prefeito.

Segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, a maioria dos pais optou para a retirada dos kits no sábado, quando foram entregues 6.600 uniformes. Já no domingo foram entregues 3.450 kits. "Os pais que não conseguiram retirar os uniformes no final de semana deverão busca-lo agora na própria escola", explicou o secretário.

Para os alunos da creche até o 5º ano, num total de 8.101, foram entregues duas camisetas, dois shorts ou dois shorts saia para as meninas e um conjunto de calça e blusa de manga comprida. Já para os 2.888 alunos do 6º ao 9º ano foram distribuídas duas camisetas.

A entrega dos uniformes, programada para o primeiro semestre, atrasou em razão de uma série de problemas na contratação da empresa fornecedora. A empresa que venceu o primeiro pregão presencial não apresentou amostras de uniformes compatíveis com o que estava previsto no edital. A Prefeitura precisou revogar a licitação, abrir novo processo e seguir todos os prazos legais, com novas disputas entre empresas que prejudicaram sensivelmente a comunidade escolar.

Gestão participativa - Os uniformes entregues respeitam o novo modelo, escolhido por meio de votação, com a participação de pais e alunos, dentro da gestão participativa inaugurada pelo governo Clayton Machado. As camisetas são inteiramente brancas e trazem o brasão do município e os shorts, calças e blusas são na cor azul marinho.

Na eleição foram colocados quatro modelos de uniforme (blusa, calça e shorts) para votação, entre eles o antigo, na cor verde, além de vermelho, azul-marinho e azul-royal. Esta foi a primeira vez na história de Valinhos que os alunos participaram da escolha dos uniformes.

Segundo o secretário da Educação, a proposta da Administração Municipal com a realização do concurso foi substituir 'marcas de governo' por um padrão institucional. "Os uniformes antigos, na cor verde, continuarão a ter validade até que não tenham mais condições de uso", ressaltou Danilo Sorroce.