07 AGO 2014
No Dia Nacional da Saúde, prefeito destacou conquistas e novo momento no Setor

"De todos os grandes problemas históricos do município o mais sentido pela população, sem dúvida, está na saúde pública. Por essa razão, nosso Governo tem tomado uma série de medidas para reduzir o impacto dos problemas sobre a população. Entretanto, os investimentos terão que ser sempre crescentes".

Com essa declaração, o prefeito de Valinhos, Clayton Machado, sintetizou a importância das ações que estão sendo realizadas desde janeiro de 2013 e que representam um novo momento na história da saúde pública do município. "No Dia Nacional da Saúde, assinalado na terça-feira, 5 de agosto, a cidade tem muito o que comemorar".

Para a secretária da Saúde, Dra. Rita Longo, trabalho foi extremamente positivo, diante das inúmeras dificuldades que o setor enfrentava há anos na cidade. Ela destaca a implantação do programa "Ação Saúde", com campanhas preventivas e educativas.

"O Programa é desenvolvido nos bairros, utilizando as estruturadas escolas municipais. Ao longo de 2013, foram desenvolvidas 10 edições do Programa, em diferentes regiões da cidade, aferindo pressão arterial, orientando sobre o combate à Dengue, com testes de glicemia (diabetes), orientações sobre DST/AIDS, entre outros".

Segundo Rita Longo, também é importante citar a Parceria com a UNICAMP para realização de cursos de Capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, que é dirigido aos profissionais do setor de alimentação. Além de ações para capacitação para os médicos veterinários sobre as legislações, regulamentações e normas técnicas pertinentes ao funcionamento de estabelecimentos veterinários no município.

Novo momento - A inauguração de um novo modelo de gestão na saúde pública, com a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24 horas) é o grande destaque. Em funcionamento há cerca de cinco meses, a unidade já contabiliza mais de 65 mil atendimentos e tem sido elogiada em toda a região pela qualidade dos profissionais e também pelos equipamentos de última geração. "A UPA de Valinhos está de portas abertas, dia e noite, para resolver os casos de quem mais precisa do apoio do Poder Público Municipal", disse Clayton Machado.

Neste novo momento que vive a saúde valinhense, também é preciso ressaltar o lançamento do Cartão AMA, programa que permite à gestante receber atendimento diferenciado e prioritário na Rede Municipal de Saúde e que incentiva o aleitamento materno. Durante os meses de 2014, a luta pela saúde dos munícipes prosseguiu em outros diversos pontos.

Nos últimos meses de junho e julho, a secretaria conseguiu reduzir em 80% a lista de espera de exames oftalmológicos, entre eles, o de fundo de olho e de retina. "Foi um grande esforço, pois os exames estavam parados e hoje já estamos atendendo dentro da rotina normal", disse a secretária da Saúde, Dra. Rita Longo.

Também foram adquiridos remédios prescritos pelos médicos e que ainda não estão na lista de padronizados. Desta maneira, a Secretaria começa a sanar o problema de falta de remédios, além da padronização de medicamentos.

Alta complexidade - Outras ações também foram colocadas em prática como o Programa 'Ação Saúde', com o intuito de zerar o déficit nos exames de alta e média complexidade e os investimentos em construções que estão em fase de conclusão, entre eles, a UBS do Parque Portugal considerada uma conquista para a comunidade.

"Lutávamos por esta unidade há mais de 6 anos, essa administração conseguiu realizar o sonho dos moradores do bairro que tinham que procurar atendimento em outros bairros", destacou a vice-presidente do bairro, Cristina Araújo dos Santos.

Ainda de acordo com o prefeito, o governo está ampliando o PSF (Programa Saúde da Família) que receberá no próximo dia 19 de agosto, estagiários de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, que vivenciarão atendimento humanizado aos pacientes das UBSs (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Marcos e Jardim Paraíso.

A secretária, Rita Longo, destacou que a Administração Municipal defende a humanização e desmistificação dos serviços de saúde. "Estamos levando os profissionais de saúde para perto da comunidade, para que eles tenham conhecimento da realidade do bairro e assim elaborem políticas públicas condizentes", explicou a secretária.

"Por outro lado, com essas ações, nossa proposta é conscientizar as pessoas da importância do autocuidado, fazendo exames de prevenção, tendo um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividade física, lazer e alimentação saudável", acrescentou, ressaltando que se trata de uma proposta de saúde que valoriza a prevenção e que também oferece a oportunidade para a detecção de doenças e encaminhamento para tratamento.