07 AGO 2014
Valinhense Franciela Krasucki brilha no Campeonato Ibero Americano

A atleta valinhense Franciela Krasucki, 26 anos, que treina há 12 pela Prefeitura de Valinhos, somou novos títulos para o Brasil neste último final de semana pelo Campeonato Ibero Americano de Atletismo, realizado no estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo.

A atleta foi campeã nos 200m rasos e no revezamento 4X100m, além do bronze nos 100m.

Franciela Krasucki trouxe a vitória nos 200m rasos, com o tempo de 23s41, seguida da equatoriana Marisol Landazuri que ficou com a medalha de prata no tempo de 23s60, e a brasileira Vanusa dos Santos completou o pódio com o bronze no tempo de 23s64.

Na versão masculina da prova, Jorge Henrique Vides foi o mais rápido conquistando o ouro no tempo de 20s42, seguido do colombiano Bernardo Navas com 20s43, pelo hondurenho Cruz Palacios (20s60) e pelo brasileiro Aldemir Gomes Júnior que conquistou o bronze em 20s62.

Esses atletas venceram todas as provas de velocidade do dia (200m rasos e revezamentos 4x100m rasos) e levaram o Brasil rumo à liderança do quadro de medalhas. Foram 16 ouros, 17 pratas 15 bronzes, bem à frente dos.

O Brasil será sede do Ibero-Americano novamente em 2016, quando a competição será realizada no Rio de Janeiro e será o evento-teste para as Olimpíadas.

Franciela, Vanusa e Rosângela dos Santos completaram o quarteto de campeãs de medalhas de ouro pelo Brasil. Agora, o país está na oitava posição do ranking mundial.

A atleta valinhense - Franciela das Graças Krasucki nasceu em Valinhos, interior de São Paulo, onde treina há 12 anos. É uma atleta brasileira especializada em provas de velocidade e integrou a delegação que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, onde conquistou a medalha de ouro com o revezamento 4x100 metros ao lado de Rosângela Santos, Vanda Gomes e Ana Cláudia Lemos.

Em Londres 2012, esteve no time brasileiro do revezamento 4x100m rasos feminino, composto por ela, Ana Cláudia Lemos, Evelyn dos Santos e Rosângela Santos, que quebrou o recorde sul-americano nas eliminatórias da prova, com o tempo de 42s55, se classificando à final em sexto lugar. Na final, fizeram o tempo de 42s91, terminando em sétimo lugar.

Em julho de 2013, ganhou duas medalhas de prata nos 100m e 200m no Meeting de Lucerna, na Suíça, como preparação para integrar o revezamento no Campeonato Mundial de Atletismo de Moscou, no mês seguinte. Lá o mesmo revezamento dos Jogos Olímpicos no ano anterior – Franciela, Ana, Rosângela e Evelyn – quebrou o recorde sul-americano na semifinal dos 4x100m femininos, com a marca de 42s29.