07 AGO 2014
Biblioteca Pública de Valinhos recebe a contadora de história Ana Luisa Lacombe

Em mais uma ação cultural, a Biblioteca Pública Municipal de Valinhos "Dr. Mário Corrêa Lousada" contará no próximo dia 15, em duas sessões - às 9h30 e às 14h30, com nova temporada do programa 'Viagem Literária'. Nesta oportunidade, no módulo 'contação de histórias', a contadora Ana Luisa Lacombe receberá o público, com idade entre 6 e 8 anos, de escolas da rede municipal e particulares, e narrará um conto popular de cada cultura, que forma a base da nossa gente: os índios brasileiros, os africanos e os portugueses. As histórias serão permeadas por canções ao violão e outros instrumentos.

O 'Viagem Literária' é promovido por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. "Assim como a série de atividades que são promovidas na Biblioteca de nossa cidade para torná-la cada vez mais conhecida da comunidade, a proposta deste importante projeto cultural, o Viagem Literária, é incentivar a leitura e valorizar as bibliotecas municipais", destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, Wilson Ventura.

Ana Luísa Lacombe é atriz desde 1980 e pesquisa o trabalho de narração de histórias associando-o ao teatro. Já ganhou por quatro vezes o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o FEMSA de Teatro Infantil e Jovem. Lançou o CD 'Canções do faz e conta' e os livros 'A árvore de Tamoromu', 'Histórias na AACD' e 'Teia de experiências'. "O Brasil é formado por muitos povos e é essa mistura que nos faz ser um país rico em histórias", acredita a contadora.

Os interessados em participar, podem deixar o nome na recepção da Biblioteca Publica Municipal "Dr. Mário Corrêa Lousada" (Rua Itália, 477 – Jd. Ribeiro); ou fazer o contato por meio dos telefones 3871-6022 e 3871-3972 e e-mail bibliotecamunicipal@valinhos.sp.gov.br. As vagas são limitadas à capacidade máxima do local.

Sobre o programa - Aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão que vive no Estado de São Paulo é um dos objetivos do programa Viagem Literária. Todos os anos, desde 2008, milhares de pessoas que moram em dezenas de cidades do interior e do litoral recebem nomes consagrados da literatura brasileira para falar sobre livros e ouvir histórias que encantam crianças de todas as idades.

Integrado a um conjunto de ações para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura, o Viagem Literária promove encontros que dinamizam a programação cultural das bibliotecas municipais, contribuindo para transformá-las em Bibliotecas Vivas, em centros de convivência multicultural de toda a comunidade.

"A cada ano o programa abrange mais cidades, pois o histórico mostra que após a ação, a comunidade se aproxima mais das bibliotecas, aumentando a frequência e a retirada de livros", afirma a coordenadora do Viagem Literária na SP Leituras, Ana Carolina Nogueira. Ao todo, serão 160 apresentações entre os dias 4 e 29 de agosto. Nesta fase, a programação seguirá por 80 municípios paulistas com 16 artistas e grupos como A Fabulosa Companhia, A Hora da História, Ana Luisa Lacombe, Arts Company, Cia. Contos em Cantos, Cia. EmbarcAções Teatrais, Cia. Ópera na Mala, Cia. Sábias Cenas, Fábio Lisboa, Grupo Girasonhos, João Acaiabe, Kiara Terra, Lídia Engelberg, Roberto Rocha Pombo, Tininha Calazans e Zé Bocca e Marcos Boi.

Ampliação do acervo – De acordo com o diretor de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Valinhos, Fabrício Bizarri, como contrapartida a receber o programa na cidade, a Biblioteca Municipal adquiriu os livros indicados pelo programa de acordo com o tema "povos brasileiros", os quais foram catalogados e já encontram-se disponíveis para empréstimo. Os títulos são:

LACOMBE, Ana Luísa. A árvore de Tamoromu. São Paulo: Formato, 2013. 24p.: il.

PINGUILLY, Yves. Contos e lendas da África. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. 254p.: il.

MINDLIN, Betty. O primeiro homem e outros mitos dos índios brasileiros. São Paulo: Cosac Naify, 2001. 76p.: il.

CAVALCANTI, Maria Clara. Histórias da terrinha: contos populares portugueses. Rio de Janeiro: Escrita Fina, 2013. 56p.: il.

GIOIELLI, Décio. A mbira da beira do rio Zambeze: canções do povo xona inspiram crianças brasileiras. São Paulo: Moderna, 2007.

MUNDURUKU, Daniel. Histórias que eu ouvi e gosto de contar. São Paulo: Callis, 2004. 41p. il.

MUNDURUKU, Daniel. O menino e o pardal. São Paulo: Callis, 2010.

MUNDURUKU, Daniel. Kabá Darebu. São Paulo: Brinque-book, 2002.

MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índio. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996. 71p. il.

MUNDURUKU, Daniel. Coisas de índio. São Paulo: Callis. 94p. il.

DIOUF, Sylviane A. As tranças de Bintou. São Paulo: Cosac Naify, 2004. 32p. il.