07 AGO 2014
Plano de Mobilidade Urbana, apresentado em audiência em Valinhos, deve estar aprovado até abril de 2015

Com grande participação da comunidade, a apresentação do Plano de Mobilidade Urbana de Valinhos, em Audiência Pública no último dia 31 promovida pela Prefeitura, foi considerada positiva e proveitosa pelo governo municipal diante da expressiva participação popular.

A partir de agora, terá início uma nova fase, visando o processo de conclusão dos trabalhos que definirão as diretrizes que vão nortear a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no município.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana é uma exigência legal para todos os municípios do país com mais de 20.000 habitantes, conforme a Lei Federal de nº 12.587 de 2012. Esta Lei institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, sendo que o Plano deverá estar aprovado pela Câmara Municipal até no máximo abril de 2015, prazo final estabelecido aos governos municipais.

Para a elaboração do Plano houve a contratação, por parte da Prefeitura, da Fundação de Desenvolvimento da UNESP. "O Plano Municipal de Mobilidade Urbana integrará futuramente o Plano Diretor de Valinhos que cuida da movimentação de pessoas e objetos nas vias do município. A elaboração deste novo Plano de Mobilidade tem como objetivo definir metas para melhor utilizar as vias abertas à circulação, assim como melhorar o transporte público e a acessibilidade", diz o secretário de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho.

Juntamente com as equipes técnicas atuantes na elaboração do Plano, a partir da realização da Audiência Pública, a Secretaria de Transportes e Trânsito passa a avaliar o conteúdo de todas as manifestações dos participantes que se inscreveram. No total, 40 pessoas se cadastraram para dar sugestões e tirar dúvidas, sendo que sete pessoas faltaram e três optaram por não se manifestar.

"Nesta nova fase para o processo de finalização do Plano de Mobilidade Urbana devemos compilar todas as significativas indicações dos participantes e avaliar o que pode ser viabilizado de fato, encaixando-se nas propostas de viabilidade técnica. Neste caso será necessária uma readequação do Plano para o atendimento do pleito da sociedade", explica o secretário ao destacar que somente após isso será possível elaborar a minuto do projeto que seguirá para votação dos vereadores.

José Almeida Sobrinho ainda destaca que o Plano busca apontar várias ações pontuais, com modificações que objetivam melhorar a circulação, levando-se em consideração que Valinhos apresenta particularidades preocupantes. "Em todas as cidades da RMC a circulação de veículos é intensa. Porém, em Valinhos, com 85 mil veículos para 110 mil habitantes, a situação é ainda mais preocupante. Há necessidade de intervenções, para evitar um colapso futuro, nos grandes entroncamentos, que são a Avenida Invernada, o Viaduto Laudo Natel, a passagem de nível do bairro Bom Retiro, a rodovia Guilherme Mamprin e a rodovia dos Agricultores", explica Almeida Sobrinho.

Reivindicações - Além das situações mencionadas pelo secretário, os participantes que se inscreveram para manifestação durante a Audiência Pública apontaram outras situações que consideram não menos preocupantes. Cerca de 20 deles, moradores do bairro Country Club, levantaram problemas relacionados ao grande fluxo de veículos nesta região que tem em sua maioria propriedades residenciais.

"Entre outras indicações, estes moradores pedem que sejam tomadas medidas para minimizar as interferências provocadas pela intensa circulação de veículos, especialmente nas principais vias do bairro, entre elas as ruas Eunice Aparecida Baroni e Dr. Antonio Bento Ferraz, muito utilizadas como rota de fuga do pedágio da Rodovia Anhanguera. Também pleiteiam um maior isolamento do bairro com a restrição dos acessos locais garantindo desta forma maior segurança", esclarece o secretário.

Outra reivindicação dos representantes do bairro Country Club diz respeito à circulação em vias próximas à área industrial. "Eles solicitam um sistema binário contemplando a Rua Luís Carlos Brunelo, conhecida como Rua das Indústrias, e a Duílio Beltramini, que margeia a Rodovia Anhanguera. Neste caso, já adianto que o Plano de Mobilidade contempla esta melhoria que permitirá garantir a melhora do fluxo de veículos local com a implantação de mãos únicas de direção", destaca José Almeida Sobrinho.