07 AGO 2014
Com maquinários da Prefeitura, Valinhos inicia obras da creche no Nova Palmares II

O bairro Nova Palmares II e adjacências será contemplado com uma creche municipal. A informação é do prefeito Clayton Machado, que no último dia 1º, sexta-feira, acompanhou de perto o início das obras de terraplenagem no terreno da municipalidade onde a unidade será edificada.

Com mais de 4,3 mil m2, o terreno está localizado na Rua 13 e é bastante acidentado. Segundo o secretário Eliseu Dias, que esteve ao lado do prefeito na visita, a terraplenagem é efetuada com maquinário e mão de obra da Prefeitura, o que garantirá uma economia de cerca de R$ 500 mil na execução dos trabalhos.

Segundo o prefeito Clayton Machado, a previsão é de que as obras de construção da nova creche, que serão executadas em parceria com o Ministério da Educação, tenham início no começo do ano que vem. "É dever do poder público oferecer vagas públicas em creches, dando condições para os pais terem um local seguro para deixar os filhos enquanto trabalham", destacou.

O secretário da Educação, Danilo Sorroce, salientou a importância da construção de uma creche na região do Nova Palmares, Jardim das Figueiras e Bom Retiro, que tem alta densidade, e não conta com uma unidade municipal nas proximidades. "A ação do prefeito Clayton Machado visa atender à contínua demanda por vagas em creches no município", complementou.

A unidade terá 2,8 mil m2 de área para atendimento das crianças, parte administrativa, de serviços, de multiuso, pátio, refeitório e anfiteatro, com capacidade para atender 120 crianças até três anos de idade. A obra, no valor de mais de R$ 1,5 milhão, será custeada com recursos do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Outra unidade – O prefeito Clayton Machado assinou convênio com o Governo do Estado no valor de R$ 1,9 milhão que serão destinados à construção de inédita Creche-Escola no Jardim São Luís. O convênio prevê também equipar a nova unidade.

Clayton Machado enfatizou a união entre Federação, Estado e município para valorizar o setor educacional. "Estas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento da nossa Valinhos. Entendo que não podemos poupar esforços para investir na educação de qualidade tanto para crianças como aos jovens", ressaltou.

A nova creche do jardim São Luiz será construída em terreno da municipalidade, com área de mais de quatro mil metros quadrados, localizado na Rua Hermínio Bortolozo, esquina com a Avenida Mário Franco. A capacidade de atendimento será de 150 crianças até três anos de idade.

Em funcionamento – No início deste ano, o prefeito Clayton Machado abriu mais quatro creches (uma municipal e três conveniadas) com capacidade para atender 140 crianças até três anos de idade em período integral.

Com a assinatura de convênio com mais três novas creches e a abertura do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) 'Octávio Quércia', no bairro Capivari, Valinhos passou a contar com sete creches municipais e sete conveniadas, atendendo mais de 1500 crianças.