07 AGO 2014
"A melhor forma de um governo homenagear um pai é cuidar bem de seus filhos"

Há dois anos, o segundo domingo do mês de agosto passou a ter um novo significado na vida do jovem Leandro Aliaga: nascia a pequena Ana Clara. Desde então, as comemorações de Dia dos Pais tornaram-se momentos de celebração de um sentimento que, de acordo com Leandro, não pode ser explicado: o amor de um pai por um filho.

"A Ana Clara foi um presente de Deus nas nossas vidas. Ela é minha prioridade em tudo. Para mim, não há nada mais importante do que vê-la bem", afirma.

Na noite do último sábado, dia 1º, Ana Clara Aliaga foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento de Valinhos e diagnosticada com uma inflamação na garganta. "Ela estava com febre, muito chorosa e não comia direito. Temos convênio particular, mas como nossas últimas experiências foram muito negativas, decidimos levá-la à UPA", conta o pai.

Ao chegar à Unidade, Ana Clara passou pela triagem, em seguida foi atendida pela pediatra de plantão. "Confesso que me surpreendi com a qualidade do atendimento e com a estrutura do prédio. É muito gratificante ver um serviço público de saúde ser mais eficiente que o particular. Parabenizo a todos os profissionais que nos atenderam: recepcionistas, enfermeiros e a médica. Nos sentimos acolhidos na UPA", destaca Leandro.

Após ser examinada, a pequena Ana foi levada para a sala de medicação. "Só quem é pai sabe o que é ver aplicarem uma injeção em um bebê de dois anos. Parece algo simples, mas as crianças ficam muito nervosas e o coração dos pais aperta demais. Sem dúvida, o carinho dos enfermeiros nos deu mais conforto", relata Leandro.

Para Leandro, a UPA é sinônimo de segurança. "Não há nada pior do que ver seu filho ficar doente e não saber onde levá-lo. Espero não precisar de atendimento tão cedo (risos), mas, mesmo pagando convênio, se precisar, é para a UPA que eu vou. E não há tranquilidade maior para um pai do que morar em uma cidade que oferece amparo para seus filhos", afirma.

"Não há melhor forma de um governo homenagear um pai do que cuidar bem de seus filhos. Ter a UPA em Valinhos representa tranquilidade, pois me dá a certeza de que minha filha será bem cuidada e não há paz maior do que esta", finaliza.

Amparo – O motofretista Fernando Coloco conta que trouxe seu filho de sete anos à UPA devido a uma febre e suspeita de sinusite. "Ele teve febre e dor de cabeça. Essa é a quarta ou quinta vez que passo por atendimento na UPA e estou muito satisfeito. Hoje a qualidade dos serviços é muito melhor do que a que tínhamos anteriormente em Valinhos. Além de contarmos com um maior número de médicos, o prédio está sempre limpo e a estrutura é muito boa", conta o valinhense.

Para Fernando, a UPA também representa um novo momento na Saúde do município. "Hoje, me sinto amparado em Valinhos. Antes, quando não encontrávamos médicos, tínhamos que procurar atendimento em outra cidade. Agora, sei que se meu filho ficar doente eu posso vir para a UPA e, aqui, seremos bem atendidos. Como pai, garanto que ter essa segurança é algo muito importante".

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Assistência à Saúde e a Educação (Inase), organização social responsável pela gestão da UPA, a Unidade já atendeu, desde sua inauguração no dia 15 de março deste ano, cerca de 13.500 crianças.

"Temos em nosso quadro de profissionais cerca de 25 pediatras que prestam serviços para a UPA, o que garante dois médicos desta especialidade de plantão 24 horas por dia. Se considerarmos que o serviço de pediatria esta cada vez mais escasso – e essa é uma realidade nacional – podemos dizer que esta é uma grande conquista para Valinhos", afirma a diretora geral da Unidade, Dra. Simone Lucenti.