07 AGO 2014
Saúde de Valinhos imunizará crianças de 12 a 23 meses a partir de setembro

O Ministério da Saúde anunciou a introdução da vacina contra hepatite 'A' no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). As doses serão direcionadas às crianças de 12 a 23 meses. O início da vacinação em Valinhos está previsto para setembro.

A Prefeitura Municipal de Valinhos por meio da Secretaria da Saúde tem como objetivo alcançar meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é a de imunizar 95% do público-alvo, o que corresponde a cerca de 6 mil crianças. Com isso, o município passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O objetivo para a introdução desta vacina no calendário vacinal é prevenir e controlar a hepatite 'A' e dessa forma, imunizar, gradativamente, toda a população. O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina.

"Vamos realizar o monitoramento da situação epidemiológica da doença para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança", destacou a secretária da Saúde, Dra. Rita Longo.

A Hepatite 'A' é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado, é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante), mas pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves.

No vírus 'A', a transmissão é fecal-oral e ocorre, principalmente, por meio de alimentos e água contaminados. Apesar de ser o único tipo de hepatite que não se torna crônico, há casos em que o paciente morre por insuficiência hepática.

É importante ficar atento nas crianças, a hepatite 'A' pode não manifestar sintomas. Em uma minoria de casos, há febre, dores musculares, vômito, náuseas, cansaço e mal-estar – sinais semelhantes aos de uma virose.

"Como elas constituem o grupo com maior incidência da doença, é importante que todas as crianças estejam protegidas. Para evitar a doença, é importante lavar sempre as mãos, inclusive dos bebês, e higienizar os alimentos", conclui Rita Longo.