07 AGO 2014
Para manter Dengue sob controle, Prefeitura de Valinhos orienta sobre a limpeza urbana

Com o objetivo de conscientizar os munícipes sobre seus direitos e deveres com relação à limpeza urbana e manter os excelentes indicadores de qualidade de vida, a Prefeitura de Valinhos esclarece uma série de atitudes que a comunidade pode adotar para ajudar a manter a cidade limpa e distante da epidemia de Dengue que assola a RMC.

"A limpeza urbana é uma responsabilidade de todos. A população pode ajudar, por exemplo, ao evitar o descarte inadequado, seja em vias, terrenos e córregos. Esse é um ato de cidadania e contribui com a manutenção da limpeza da cidade", destacou o secretário e Obras e Serviços Públicos, Eliseu Dias.

O secretário destaca ainda outras atitudes simples que podem colaborar com a Prefeitura na limpeza do município, como colocar os sacos de lixo na porta de casa apenas nos dias e horários da coleta. "Assim, evita-se a ação de animais e de outros agentes que podem rasgar os sacos e deixar o lixo espalhado", explica.

Eliseu Dias reforça que a população é a primeira a ganhar com a limpeza, mas é também a primeira a perder quando promove a sujeira, lembrando que o papel e o plástico jogados nas vias públicas entopem bueiros e provocam inundações, assim como os restos de obra ou de reforma que são descartados inadequadamente em praças e esquinas.

Além da limpeza urbana, há outras e mais vantagens para todos quando o descarte inadequado é evitado. "Os custos do poder público com a limpeza urbana podem diminuir e, assim, parte dos recursos pode ser aplicada em outras áreas, como Saúde, Educação, Cultura e Infraestrutura", destaca o secretário.

Dever de todos - Para que a nossa Valinhos fique ainda mais limpa, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos preparou uma lista com algumas orientações. Confira como você pode ajudar:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

3. Coloque os sacos de lixo na porta apenas nos dias de coleta. Caso tenha dúvidas sobre os dias e horários da coleta em seu bairro, entre em contato com a Prefeitura pelo telefone 3829-6033 e 3829-6028.

4. O material proveniente de sobras de construção ou de uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contrate uma empresa credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública.

5. No caso dos terrenos, o proprietário deve mantê-lo sempre limpo, murado e calçado, conforme determina o Código de Posturas do município.

6. Caso você seja proprietário de um automóvel, tenha sempre um recipiente para o acondicionamento de material eventualmente descartado.

7. Não jogue lixo ou material inservível, como sofás, colchões, móveis e eletrodomésticos, em rios, córregos e encostas. Além de configurar crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos em períodos de chuva. Aproveite a operação 'Cidade Limpa' realizada no primeiro e segundo semestres para fazer o descarte correto.

8. Pratique a logística reversa no caso de resíduos sólidos especiais, como pilhas, baterias, pneus e lâmpadas fluorescentes. Na logística reversa, você entrega o material a ser descartado no estabelecimento comercial em que foi realizada a compra. Esse, por sua vez, envia o resíduo ao fabricante que providenciará o reaproveitamento ou a destinação final correta.

9. Faça a segregação do material reciclável. Pratique a coleta seletiva. Desde 2013, a Prefeitura de Valinhos colabora com a cooperativa Recoopera.

10. Denuncie flagrantes de descarte inadequado de lixo, resíduos e entulho pelo telefone 156 informando, se possível, a placa do veículo. O infrator está sujeito a notificações e multas.