06 AGO 2014
Prefeitura de Valinhos fará a entrega gratuita de uniformes escolares para 11 mil alunos

Conforto para os alunos. Economia para as famílias. Com esses objetivos, a Prefeitura de Valinhos montará esquema especial para a distribuição gratuita de uniformes escolares a 11 mil alunos da rede municipal de ensino, desde a creche até o 9º ano do ensino fundamental. Para facilitar aos pais, a entrega será num final de semana, nos próximos dias 23 e 24, das 9 às 14 horas, no Ginásio Municipal de Esportes, localizado no Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini' (Rua Dom João VI, s/n, Jardim Planalto).

A entrega dos uniformes, programada para o primeiro semestre, atrasou em razão de uma série de problemas na contratação da empresa fornecedora. A empresa que venceu o primeiro pregão presencial não apresentou amostras de uniformes compatíveis com o que estava previsto no edital. A Prefeitura precisou revogar a licitação, abrir novo processo e seguir todos os prazos legais, com novas disputas entre empresas que prejudicaram sensivelmente a comunidade escolar.

Dinamização na entrega - Segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, perto de 30 servidores municipais estarão envolvidos na distribuição dos uniformes escolares. "Serão montados dentro do Ginásio Municipal vários pontos de entrega, de acordo com as numerações, além de locais de troca de peças", explicou o secretário, complementando que todos os detalhes estão sendo cuidados para agilizar e atender a todos da melhor maneira possível. Ao chegar ao local, os pais deverão se dirigir à fila do posto de entrega da numeração do seu filho, tendo em mãos o cartão fornecido pela escola para a retirada do uniforme.

Segundo o secretário da Educação, para os alunos da creche até o 5º ano, num total de 8.101, serão entregues duas camisetas, dois shorts ou dois shorts saia para as meninas e um conjunto de calça e blusa de manga comprida. Já para os 2.888 alunos do 6º ao 9º ano serão distribuídas duas camisetas.

Gestão participativa - Os uniformes a serem entregues respeitam o novo modelo, escolhido por meio de votação, com a participação de pais e alunos, dentro da gestão participativa inaugurada pelo governo Clayton Machado. As camisetas são inteiramente brancas e trazem o brasão do município e os shorts, calças e blusas são na cor azul marinho.

Na eleição foram colocados quatro modelos de uniforme (blusa, calça e shorts) para votação, entre eles o antigo, na cor verde, além de vermelho, azul-marinho e azul-royal. Esta foi a primeira vez na história de Valinhos que os alunos participaram da escolha dos uniformes.

Segundo o secretário da Educação, a proposta da Administração Municipal com a realização do concurso foi substituir 'marcas de governo' por um padrão institucional. "Os uniformes antigos, na cor verde, continuarão a ter validade até que não tenham mais condições de uso", ressaltou Danilo Sorroce.