06 AGO 2014
Estudantes de Valinhos participarão de oficinas de desenho de animação para concorrer ao 'Monstra' em Lisboa

A partir deste mês, 200 alunos do 9º ano de 13 escolas da rede municipal de Valinhos participarão de oficinas de cinema de animação dentro da proposta de enriquecimento do currículo escolar da administração do prefeito Clayton Machado. Os filmes produzidos serão exibidos em festival municipal e o 1º colocado será apresentado na 13ª edição do Festival de Animação de Lisboa 'Monstra', em 2015.

Para a implantação desse projeto inédito, coordenadores pedagógicos e professores de Artes e História, num total de 16 profissionais, participaram nesta terça-feira (5) de uma simulação da oficina, que será oferecida aos estudantes, com os diretores do Núcleo de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, que vão coordenar o trabalho nas escolas.

A atividade atendeu pedido dos próprios educadores. "É uma oportunidade para termos um olhar melhor sobre o projeto e assim conseguirmos esclarecer melhor as dúvidas dos alunos", destacou a coordenadora pedagógica, Mara Marta Francisco Felipe, da EMEB 'Tomoharu Kimbara', do bairro Macuco, durante participação na oficina.

Já a professora de Arte, Tânia de Moraes, da EMEB 'Luiz Antoniazzi', no bairro Santo Antonio, salientou a importância dos professores tomarem conhecimento prévio sobre a oficina, para terem melhores condições de incentivar e envolver os alunos. "É um projeto novo e interessante, cujo maior intuito é aproximar os alunos, com dom artístico, de um profissional de arte", complementou.

Os educadores foram divididos em dois grupos, de acordo com a técnica de cinema de animação que será oferecida na escola: desenho animado ou sombra chinesa. Eles assistiram a um filme sobre as técnicas e tiveram a oportunidade de praticar desenhos e recortes de personagens.

Oficinas aos estudantes – Segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, a realização das oficinas de desenho de animação visa estimular habilidades e despertar vocações. "É uma oportunidade para os nossos alunos conhecerem essa prática artística que, no Brasil, tem revelado muitos talentos", complementou.

Em cada escola, serão três dias de oficina com três horas de duração cada. A programação terá início neste mês, a partir do dia 11, e se estenderá até setembro. Cada oficina contará com a participação de 15 alunos, que serão orientados por monitores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

Segundo o diretor do Núcleo de Cinema de Animação, Wilson Lazaretti, os grupos produzirão um filme com até três minutos de duração, incluindo a elaboração de roteiro, desenho, trilha sonora e animação. Algumas escolas utilizarão a técnica de sombra chinesa e outras, a de desenho animado.

Para Lazaretti, que atua na área há 40 anos e já produziu mais de 280 filmes, a realização da oficina para estudantes é uma forma de estimular a arte, criar melhores espectadores, além de contribuir com o desenvolvimento intelectual nas diversas disciplinas, como matemática, português, geografia e história, que são utilizadas na elaboração do filme.

Os 13 filmes a serem produzidos por cada escola, com o tema central 'Brasil e Portugal', serão exibidos no Festival de Cinema de Animação Estudantil de Valinhos/2014, que será promovido pela Prefeitura de Valinhos em novembro. As produções serão avaliadas por uma banca de jurados composta pelos cineastas Maurice Capovilla e Marília Alvin, o artista plástico Noboru e o diretor da Secretaria da Educação do município, Juraci Caetano.

O filme premiado será apresentado no Festival de Animação de Lisboa 'Monstra', na categoria 'Monstrinha'. No final do ano passado, o prefeito Clayton Machado assinou um termo de cooperação com Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e o Festival de Animação de Lisboa 'Monstra', com a presença do diretor artístico do 'Monstra', Fernando Galrito.